0

Empresa revoluciona mercado ambiental com inovação e tecnologia

12 jun 2019
11h06
atualizado em 17/6/2019 às 13h18
  • separator
  • comentários

A complexidade das normas e das obrigações ambientais no Brasil exige das empresas nacionais e estrangeiras a contratação de colaboradores ou empresas que sejam especializados. Com isso, formam-se equipes com conhecimento em engenharia ambiental, biologia, engenharia florestal, gestão ambiental, direito ambiental, dentre outros campos da ciência.

Foto: DINO / DINO

Quando o serviço é terceirizado, tradicionalmente, a empresa que contrata apresenta a demanda e a empresa de consultoria realiza o diagnóstico e apresenta soluções.

No Brasil, há centenas de empresas nacionais que realizam este tipo de serviço. Há, também, algumas empresas multinacionais que trazem sua experiência adquirida em outros países.

Nos tempos atuais de compartilhamento de conhecimento, têm se destacado aquelas empresas que conseguem gerar e distribuir informação e tecnologia. Nesse aspecto, a ECCON Soluções Ambientais revolucionou o mercado ambiental e conquistou, rapidamente, papel de destaque entre as principais empresas do Brasil.

Seu diretor, Yuri Rugai Marinho, aponta que "os honorários recebidos pela ECCON, além de remunerarem os colaboradores e custearem as despesas da empresa, são também destinados para iniciativas de inovação e democratização do conhecimento ambiental no Brasil e apoio a proprietários conservacionistas".

A empresa recebeu reconhecimento da Climate Ventures , em 2018, como um dos "bons negócios pelo clima" no Brasil. Também já foi apontada na Revista Exame como uma das empresas de consultoria ambiental que mais inovam no mercado.

Inovação nos negócios

Até poucos anos atrás, a ideia de inovação estava restrita a negócios de alta tecnologia. Com poucas exceções, apenas setores produtivos nessa área se preocupavam com alguma orientação estratégica voltada para a renovação do negócio.

Em 2018, a Forbes analisou e publicou as empresas mais inovadoras no Brasil e as dez eleitas estão nas áreas de saúde, finanças, tecnologia, bebidas, agronegócio, comunicação, comércio eletrônico, mobilidade urbana e delivery.

Houve, como se nota, expansão da inovação em diferentes segmentos de negócio. Todavia, a consultoria ambiental ainda não está nos resultados.

Iniciativas em curso

Cada empresa e cada segmento de negócio comporta diferentes iniciativas de inovação. A Cabify, por exemplo, do segmento de aplicativos de transporte, optou por neutralizar suas emissões de carbono. No mesmo sentido, o aplicativo 99 informou que neutralizaria as emissões de dezembro de 2018 ocorridas em Manaus.

Na ECCON, uma das principais iniciativas é o chamado Banco de Áreas Verdes , a maior plataforma online pública do mundo voltada para a transferência de recursos a proprietários preservacionistas. A plataforma utiliza tecnologia de geoprocessamento para viabilizar operações de compensação ambiental.

Em 2020, nas Olimpíadas de Tóquio, serão utilizados materiais recicláveis para a confecção das medalhas. O comitê organizador japonês informou que pretende que o evento seja referência mundial em sustentabilidade.

Equipes com viés acadêmico e engajamento

Em países como os Estados Unidos, a integração entre mercado e universidade cresce e, muitas vezes, é difícil diferenciar o que é empresa e o que é academia. Empresas do Vale do Silício produzem conhecimento que, até algumas décadas atrás, estava restrito às salas de aula e laboratórios.

Na ECCON, os colaboradores têm formação nas principais faculdades do Brasil. Neste aspecto, Yuri Rugai Marinho, mestre em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, aponta que "nossa equipe consegue conciliar a dinamicidade e praticidade exigidas pelo mercado com a profundidade dos temas das ciências ambientais".

A empresa produz, mensalmente, cartas para seus clientes, parceiros e leitores, com o objetivo de apresentar propostas e informar sobre as oportunidades de negócios que existem na seara ambiental. São mais de 4.000 leitores mensais nas 48 edições já publicadas. Produziu o primeiro ebook sobre negócios ambientais no Brasil .

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • comentários
publicidade