0

Em homenagem aos 20 anos sem Eddy Teddy, Coke Luxe volta aos palcos com nova formação

No lugar de Eddy Teddy nos vocais, seu filho Luiz Teddy é quem assume em nova formação

28 jul 2017
12h34
  • separator
  • comentários

No próximo dia 4 de agosto, a partir das 21h, o The Clock Rock Bar, em São Paulo, recebe a festa Rockterapia, em comemoração ao aniversário de 2 anos do site Universo Retrô e os 20 anos do falecimento de Eddy Teddy, que esteve à frente da primeira banda de rockabilly do Brasil, o Coke Luxe, nos anos 1980 e também do primeiro clube do gênero.

Foto: DINO

A festa ganhou o nome em homenagem à música e outra banda homônima de Eddy, nos anos 1990, que contava, inclusive, com Nuno Mindelis na guitarra. A noite será marcada pela reunião de dois grupos que impulsionaram o movimento rockabilly no Brasil durante suas primeiras duas décadas: Grilos Barulhentos e Coke Luxe, que acaba de reestrear com nova formação.

No lugar de Eddy Teddy nos vocais, seu filho Luiz Teddy será acompanhado de Big Marcel (Baixo Acústico), que já tocou em bandas como Alex Valenzi & The Hideaway Cats e Grilos Barulhentos e vai ocupar o lugar de Little Piga, e os integrantes originais Jipp Willis (Bateria) e Billy Breque (Guitarra).

"Ninguém melhor para dar continuidade ao projeto que mais influenciou a cena rocker brasileira como Luiz Teddy, um dos maiores influenciados pela musicalidade de Eddy Teddy desde novinho", acredita Victor Riccelli, o baterista Jipp Willis.

Nessas duas décadas, o herdeiro de Eddy continuou a ressaltar sua trajetória e fez de tudo para manter viva a memória e importância do pai para o rock 'n roll nacional, realizando tributos, resgatando materiais da banda e acima de tudo dando continuidade ao legado que seu pai começou no rockabilly.

À frente também das bandas The Krents e Run Devil Run e com uma voz muitas vezes comparada com a do pai, Luiz decidiu reunir os músicos originais do Coke Luxe para uma série de homenagens aos 20 anos da morte de Eddy Teddy em 2017, que começou num show recente na Zona Norte de São Paulo.

Sobre Eddy Teddy e a Coke Luxe

Coincidentemente, o maior responsável pelo revival da música dos anos 50 no país nasceu exatamente em 1950 - em 28 de julho deste ano, Eddy Teddy completaria 67 anos de idade. Ele, que participou de várias bandas ao longo de sua carreira, como Spectral Zoo, Satisfaction, Britsh Beat, além do Coke Luxe e Rockterapia, era apaixonado pelas origens do rock e tinha grande influência do blues de Muddy Waters, do rockabilly de Carl Perkins e do rock 'n roll de Chuck Berry.

Influenciados pelo Neo Rockabilly do grupo Stray Cats, que misturava o som da Sun Records de Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins às referências Punk e New Wave da época, o Coke Luxe apostava em composições em português, com letras irreverentes, muita atitude e versões de clássicos americanos da década de 1950. Através do lendário selo de Luiz Calanca, Baratos Afins, o grupo lançou o compacto "É Rockabilly", em 1983, e o Long Play "Rockabilly Bop", em 1984.

Junto com Billy Gato e o pessoal do Grilos Barulhentos, e do amigo Kid Vinil, da banda Magazine, o artista influenciou um grande movimento em busca da rebeldia dos anos 1950 e 1960 no Brasil, numa época que o rock nacional vivia um ótimo momento, com ascensão de bandas como Kid Abelha, Blitz, Leo Jaime, Paralamas do Sucesso, Camisa de Vênus, Barão Vermelho, Ira, entre outros, todos cantando em português.

Pode-se dizer que antes da Coke Luxe e do Grilos Barulhentos, não existia uma cena rockabilly no Brasil. E um dos maiores responsáveis pelo fortalecimento desse movimento, com certeza, foi Eddy Teddy. Além dos shows, ele ficou conhecido por ser um grande agitador cultural, promovendo feiras de discos, trocas de fitas, participações em outras bandas, além de organizar o Clube do Rockabilly, com associados por todo o país.

O Coke Luxe encerrou suas atividades no final da década de 1980, mas Eddy e os outros integrantes nunca deixaram de fazer aparições em eventos do gênero e influenciar gerações. Prova disso é que um de seus maiores sucesso, "Roque, o Azarado", mais conhecido como "Conta da Light", continua até hoje sendo considerado um hino do rockabilly nacional, mais de 30 anos depois. A música composta por Victor Ricelli, o Jipp Willis, é uma versão cômica do clássico dos anos 1950, "Everybody's Movin", de Glen Glenn.

Assista à participação do Coke Luxe, tocando "Roque, O Azarado" no programa Perdidos na Noite, de 1984, apresentado por Fausto Silvia - Faustão:

https://www.youtube.com/watch?v=sXPI0yQwCOY

O show com a nova formação do Coke Luxe, na festa de aniversário do site Universo Retrô, será uma bela oportunidade para resgatar e entender os primórdios do rockabilly no Brasil. Além de reunir as duas bandas precursoras do gênero, a Festa Rockterapia, em parceria com Rick and Roll, fará um revival do famoso Campeonato Nacional de Topetes, sucesso absoluto nos anos 1990, premiando os melhores penteados retrô (masculino e feminino) durante o evento com 10 dias de hospedagem em Orlando, pela empresa Casa na Disney, entre outros prêmios.

A noite ainda vai contar com discotecagem dos DJs Wagnão (Ases do Rock 'n Roll), Ivan Rocker (Pin-Ups Party) e Burgos (Sputnik Party), aulinha de dança com os professores do Eita Cultural e bazar com as melhores marcas retrô da atualidade: All Right, Mama, Sundae Inc, Manifesto Pin-Up, Bruna Pepper, By Zah Violet e Lady Von Dante Criações Divertidas. O evento conta ainda com apoio da BookAClassic, Suavecito, Barbearia 9 de Julho, entre outras marcas.

SERVIÇO

Festa Rockterapia - 2 anos de Universo Retrô
Evento no Facebook, aqui
Bandas Coke Luxe e Grilos Barulhentos
Djs Wagnão, Ivan Rocker e Burgos
Concurso de Topetes e Penteados Retrô, com Rick and Roll
Bazar com marcas retrô

The Clock Rock Bar
Rua Turiassú, 806 - Perdizes - São Paulo
Próximo ao metrô Barra Funda
Dia 4 de agosto - Sexta-feira
A partir das 21h
Entrada: R$ 20

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade