PUBLICIDADE

DINO

Educação financeira: qual a sua importância na vida do consumidor

Quando alguém planeja tudo o que ganha e o que gasta, tem na ponta do lápis todas as despesas fixas do mês e guarda parte do dinheiro que sobra, conquistar metas de curto e longo prazo se torna uma tarefa mais simples.

12 mai 2021 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Xpeed, braço de educação financeira da XP, a pandemia de Covid-19 trouxe uma mudança na forma de pensar da população brasileira. Com a crise, muitos acabaram percebendo que não têm renda suficiente para fechar o mês no azul, o que gerou um aumento no atraso de contas, atrasando a realização de planos e metas. 

Foto: DINO / DINO

A pesquisa aponta que 63% dos entrevistados consideram ter conhecimentos apenas básicos de educação financeira. Esses fatores foram decisivos para que os brasileiros se sentissem mais inspirados a pensar mais no futuro, buscar educação financeira e programar suas aposentadorias.

Educação financeira auxilia na realização de metas

A educação financeira é essencial para concretizar sonhos e metas e auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes e saudáveis em relação ao dinheiro. Trata-se de um conjunto de conhecimentos que só têm a agregar na vida das famílias. 

Mas ao contrário do que muitos pensam, a educação financeira não está associada apenas a cortar gastos e a reduzir as despesas. Ela também é um ponto muito importante no processo de conquista de metas e sonhos. Organizar-se financeiramente diz muito sobre compreender e planejar as ações que devem ser tomadas para o alcance da segurança e qualidade de vida no futuro. 

Desperdício de dinheiro por falta de organização financeira 

Lidar com o dinheiro é algo que exige disciplina e comprometimento para viver dentro da realidade financeira e não tomar decisões equivocadas. Essas decisões podem afetar negativamente a vida dos brasileiros e também atrasar a conquista de metas. 

Um exemplo disso é que muitas pessoas acabam contratando serviços ou comprando produtos por impulso que não vão utilizar, como os planos anuais de academia, por exemplo, que trata-se de um compromisso de longo prazo que pode gerar desperdícios caso o contratante venha a desistir de frequentar. 

A importância da educação financeira

Como a falta de conhecimento sobre as próprias finanças é um problema muito comum do brasileiro, seja através de cursos, vídeos ou blogs, torna-se fundamental incluir esse tema no dia a dia de todos os cidadãos. Nesse quesito, uma fintech do interior de São Paulo trabalha para tentar descomplicar o aprendizado, controle e organização dos gastos e ganhos de seus usuários.

Através do blog, a fintech oferece vários conteúdos gratuitos com dicas, como: sair das dívidas de forma prática, definir metas e objetivos, montar um planejamento financeiro, economizar para conquistar sonhos e muitos outros temas relacionados à educação financeira. 

Website: https://www.foregon.com/blog

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade