4 eventos ao vivo

Economia compartilhada: qual é o seu futuro no mundo pós-COVID-19?

16 jun 2020
18h10
atualizado às 21h14
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A pluralidade é palavra de ordem em um mundo globalizado. A divisão de espaços, ideia e conhecimento reforçam a importância de compartilhar. A chamada economia compartilhada, há tempos sendo destacada como tendência antes da crise do coronavírus, vinha apresentando bons resultados financeiros: segundo dados disponibilizados pelo SEBRAE, a economia colaborativa deveria gerar 335 bilhões de dólares para o mundo até 2025.

Foto: DINO / DINO

Mas como fica a ideia de uma economia compartilhada em um mundo pós-COVID-19? Como voltar a dividir espaços de trabalho e convivência com um mundo vivenciando o isolamento social? É difícil prever o futuro, principalmente neste momento. Muitos pesquisadores, estudiosos de tendências e futuristas têm reforçado que não é possível realizar grandes previsões em um cenário de tantas incertezas.

Para a americana Amy Webb, fundadora do Future Today Institute, é hora de se manter atento, entender os sinais e aguçarmos a curiosidade para o que vem pela frente. "O objetivo no momento não é previsão. É uma preparação para o que vem a seguir. Precisamos mudar nossa mentalidade de fazer previsões para estarmos preparados", comenta em seu artigo no Medium.

Segundo o historiador israelense Yuval Noah Harari, em seu artigo recente Na batalha contra o coronavírus, a humanidade carece de líderes, o momento não pede soluções individuais, e sim cooperação. "Se a epidemia produzir uma maior cooperação mundial, essa será uma vitória não só contra o coronavírus, mas contra todos os futuros agentes patogênicos", opina.

Para Eudoxios Anastassiadis, sócio-fundador da Alfa Realty, incorporadora de imóveis, o futuro começa a se redesenhar a partir desta crise. Mas, para ele, economia compartilhada não deve ser descartada, mas sim remodelada. "O compartilhamento não significa apenas dividir espaços. Muito pelo contrário: compartilhar é enxergar-se enquanto comunidade e buscar soluções em conjunto para viver melhor", comenta.

Eudoxios comenta que os projetos imobiliários do futuro devem prever novos comportamentos e estar de acordo com as prioridades da sociedade. Espaços de home-office bem planejados devem tornar-se realidade nos projetos de interiores. Áreas que rompam com a linha que separa interiores e exteriores, por sua vez, tornam-se desejo em projetos residenciais. "O layout da casa será transformado nos anos posteriores à COVID-19", reflete. 

Investimento imobiliário

Nestes tempos de incerteza, os imóveis também são uma opção de investimento seguro - e podem, inclusive, tornar-se fonte de renda a longo prazo. A Alfa Realty deve lançar nas próximas semanas o empreendimento NOON Life Essential, no encontro da Vila Madalena com Perdizes. Com projeto de arquitetura e design de interiores de Anastassiadis Arquitetos, o NOON exibe uma elegância descontraída tanto nas áreas comuns e compartilhadas quanto nas unidades de apartamentos de 25 m2, entregues completamente mobiliados e decorados.

O projeto foi inspirado em edifícios de Londres e Nova York e vem com a proposta de oferecer hospedagem no formato long-stay em São Paulo, para visitantes que valorizam o essencial, consomem de forma consciente e sustentável, procuram experiências culturais e gastronômicas e não abrem mão de design e conforto.

Derrubando paredes - e pensamentos antigos

A Alfa Realty tem mais de 50 empreendimentos, acumula prêmios nacionais e internacionais, que reconhecem o compromisso com o patrimônio de seus clientes e o conforto e bem-estar dos moradores e que segue com o seu desejo de inovar.

Movida pelo desejo de dialogar com seu tempo por meio da arquitetura e da paisagem urbana, a Alfa Realty vem criando, desde a sua fundação em 2002, empreendimento únicos, que chamam a atenção pela originalidade e a excelência em sua execução - dois dos valores que norteiam o trabalho da incorporadora.

Com olhares voltados para os conceitos da mobilidade, agilidade e compartilhamento, a Alfa Realty deposita os seus 17 anos de experiência para criar lugares singulares e conectados com seu tempo. Estes são pedida certa para estudantes e trabalhadores autônomos, de todas as idades e regiões, que prezam pelo conforto, luxo, acessibilidade e pluralidade. Saiba mais: www.alfarealty.com.br



Website: http://www.alfarealty.com.br/

Veja também:

A igreja que conecta fiéis a Deus com a ajuda do álcool
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade