PUBLICIDADE

DINO

Dia Mundial de Combate à Osteoporose: cinco dicas simples para proteger os ossos

21 out 2019 - 17h31
Compartilhar
Exibir comentários

NO DOMINGO (20) foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A data chama a atenção para uma doença que já atinge mais de 10 milhões de brasileiros, de acordo com a International Osteoporosis Foundation (IOF). A boa notícia é que existem muitas medidas que podem ser tomadas para prevenir e diagnosticar a osteoporose. Agora é uma condição amplamente tratável e, com uma combinação de mudanças no estilo de vida e tratamento médico adequado, muitas fraturas podem ser evitadas.

A manutenção óssea é um algo delicado. Nos adultos, a remoção diária de pequenas quantidades de mineral ósseo, um processo chamado reabsorção, deve ser equilibrado por uma deposição igual de novo mineral, para preservar a força óssea. Quando esse equilíbrio aponta para reabsorção excessiva, os ossos enfraquecem (osteopenia) e, com o tempo, podem se tornar quebradiços e propensos a fraturas (osteoporose).

Por ser uma doença silenciosa, ou seja, que não tem sintomas muito perceptíveis, a prevenção é fundamental. Muitas vezes, a doença só é descoberta em estágios já avançados, como quando ocorre uma fratura. O diagnóstico é feito por meio do exame de densitometria óssea.

O estrogênio, um hormônio nas mulheres que protege os ossos, diminui acentuadamente quando as mulheres atingem a menopausa, o que pode causar perda óssea. É por isso que a chance de desenvolver osteoporose aumenta à medida que as mulheres atingem a menopausa.  Em todo o mundo, uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens com cinquenta anos ou mais estão em risco de fratura osteoporótica. De fato, estima-se que uma fratura osteoporótica ocorra a cada 3 segundos. As fraturas mais comuns associadas à osteoporose ocorrem no quadril, coluna e punho.

Manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são hábitos importantes que fazem a diferença.  Em termos de nutrição óssea, um dos fatores críticos é garantir uma ingestão adequada de cálcio e vitamina D. O cálcio é um mineral essencial para diversas funções metabólicas e quando não ingerimos a quantidade recomendada, o corpo retira dos ossos, que podem ficar fracos e sofrer fraturas. Nem sempre é possível consumir a quantidade suficiente de cálcio ou absorver tudo o que é ingerido, por isso, a suplementação com cálcio e vitamina D pode ser avaliada.

Abaixo, cinco dicas de como fortalecer os ossos:

  • Alimentação

É importante privilegiar uma alimentação balanceada e que dê preferência a alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

O cálcio é encontrado especialmente em leites e derivados e nos vegetais de folhas verdes. Já a vitamina D está presente, sobretudo, em alguns tipos de peixe como sardinha, salmão e atum, mas sua principal fonte é a luz solar.

  • Tomar sol

O sol é o principal responsável pela produção de vitamina D em nosso organismo; assim, é importante arrumar um tempinho para sair de casa ou do trabalho e ver a luz do dia, 15 minutos já são suficientes.

Os melhores horários são antes das 10h ou após as 16h.

  • Parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas

Fumar e ingerir álcool em excesso não são recomendados por diversas razões; entre elas, porque prejudicam o estoque de cálcio no corpo humano.

Estudos também mostram que esses dois hábitos também podem provocar a osteoporose, já que o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas pode ativar mecanismos de inflamação que levam à eliminação óssea exagerada.

  • Praticar exercícios físicos regulares

Sedentarismo não é uma boa ideia e está entre as causas de diversas doenças, como diabetes, obesidade, problemas cardiovasculares e, também, a osteoporose.

E não é preciso virar frequentar assíduo da academia: começar com uma caminhada leve pelo menos três vezes na semana já faz diferença.

  • Suplementação de Cálcio e Vitamina D

Agora, mais do que nunca, é possível recorrer aos suplementos de cálcio e vitamina D para ajudar a preencher as lacunas nutricionais. Apoiado em 25 anos de ciência e pesquisa nutricional, o Caltrate está entre as principais marcas de cálcio mais estudadas clinicamente no mundo e é recomendado pelo médico. Em constante evolução com os avanços da ciência nutricional, é formulado, levando em consideração pesquisas e recomendações bem estabelecidas, para apoiar a saúde óssea.  

Sobre Caltrate 

Caltrate Ca+D³ é um suplemento vitamínico-mineral para manutenção óssea que complementa a ingestão de cálcio e contêm 100% das recomendações diárias de vitamina D. Uma dose de Caltrate equivale à quantidade de cálcio presente em dois copos e meio de leite de 200 ml. 

Pfizer

A Pfizer Consumer Healthcare, divisão de consumo do grupo Pfizer, atua em mais de 90 países e comercializa produtos isentos de prescrição médica que promovem saúde e bem-estar para mais de 4 bilhões de consumidores em todo o mundo. No Brasil, a empresa atua nas categorias de analgésicos, antiácidos e multivitamínicos, representados pelas marcas Advil, Centrum, Caltrate, Magnésia Bisurada e Stresstabs. Hoje, o crescimento da PCH é impulsionado por três marcas globais: Centrum, o multivitamínico número 1 do mundo; Advil, o analgésico mais vendido globalmente, e Caltrate, a marca número 1 no mundo entre os suplementos de cálcio. Fundada em 1849 e instalada no Brasil desde 1952, a Pfizer está comprometida em fazer o melhor para colaborar para a qualidade de vida das pessoas em todas as etapas da vida, oferecendo opções terapêuticas para prevenção e tratamento de uma variedade de doenças. A companhia também mantém e acompanha projetos sociais voltados para educação, saúde e sustentabilidade no país. 

Website: https://www.caltrate.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade