PUBLICIDADE

DINO

Cresce o número de academias que utilizam a recorrência via cartão de crédito

O uso do pagamento recorrente por academias conquistou números significativos, tornando-se a modalidade de cobrança preferida dos gestores.

8 ago 2019 - 11h59
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O ramo do pagamento recorrente existe há muito tempo e está presente no dia a dia do consumidor nas contas de água, luz, telefonia e internet. 

Foto: DINO / DINO

Essa modalidade de pagamento no entanto, foi colocada em evidência não faz muito tempo no segmento de academias e aos poucos, foi se expandindo para outros segmentos, como os estacionamentos, escolas de idioma e as clínicas odontológicas. 

Segundo estudos da Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, 80% das empresas de tecnologia serão negócios de assinatura até 2020. 

A popularidade crescente da recorrência se dá ao fato de que esse modelo de cobrança garante maior sustentabilidade aos negócios. De maneira simplificada, a recorrência visa garantir que as vendas para um mesmo consumidor seja feita várias vezes, de forma automática e eficaz.

Desafios enfrentados pelas academias

A inconstância e a falta de previsibilidade é o principal problema enfrentado pelos gestores das academias.

Quando uma matrícula é feita, espera-se que o aluno dê continuidade ao compromisso e pague em dia a sua mensalidade, porém ao longo do mês ocorrem desistências, surpreendendo o gestor. 

A falta de praticidade na hora do pagamento é um dos motivos alegados pelos alunos de academias na hora do cancelamento.

Crescimento do números de academias que usam a recorrência 

O pagamento recorrente é um modelo de cobrança muito prático e que não requer nenhum esforço por parte dos alunos. No dia do pagamento é realizado o débito no cartão de crédito do cliente, assim a cobrança é realizada junto a fatura.

A praticidade oferecida fez com que o número de alunos que desistem ou cancelam a matrícula diminua, aumentando como consequência o número de academias que usam a recorrência.

A justificativa para que as pessoas permaneçam mais tempo matriculadas, é o fato de que o débito é realizado independente da frequência à academia. Durante o mês, mesmo que os alunos não sejam muito frequentes, eles deixam que o débito continue sendo realizado, para que caso elas mudem de ideia, ainda possam frequentar o espaço. 

Quando o pagamento deve ser feito no próprio estabelecimento, o aluno que não frequenta regularmente se sente na obrigação de ir somente para realizar o pagamento. Para evitar o desconforto ele acaba cancelando a matrícula ou simplesmente deixa de pagar as mensalidades, entrando para a lista de inadimplentes. 

Após perceber que as academias que aderem a recorrência apresentam melhores resultados, outros empreendimentos passaram a adotar esse modelo de pagamento como estratégia, aumentando o número de academias que utilizam a recorrência via cartão de crédito.

Academia de sucesso 

Seguindo o exemplo da Smartfit, cada vez mais academias aderem a recorrência. Trabalhando com a entrega dos serviços de academia e ginástica, a franquia atinge mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. 

O crescimento só foi possível devido a adesão da recorrência, pois o grupo conta com centenas de unidades e milhões de alunos, número que não poderia ser alcançado caso a única opção de pagamento fosse através do dinheiro em mãos no próprio estabelecimento. 

Observando o crescimento das academias no mercado, outras empresas e segmentos acabaram adaptando os seus negócios para se adequar ao sistema da recorrência. 

Segundo pesquisa interna realizada pela startup Galax Pay, além do aumento da adesão das academias pela recorrência, foi perceptível que o uso dessa modalidade de pagamento reduziu o número de atrasos e inadimplentes em até 30%, possibilitando aos gestores a realização de melhorias no local e investimentos devido a previsibilidade financeira. 

O Galax Pay está entre as principais fintechs brasileiras que se destacam na oferta de soluções de pagamento no modelo da recorrência. As academias que usam o sistema tem como opção de pagamento o débito via cartão de crédito e para os alunos mais conservadores, a opção de recorrência através do boleto bancário. Saiba mais sobre essa modalidade de pagamento acessando o site. 

Website: http://www.galaxpay.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade