PUBLICIDADE

DINO

Cresce busca por cursos online durante a quarentena

Empresa lança portal que reúne mais de mil capacitações gratuitas de 40 instituições e 60 áreas de estudos diferentes

24 abr 2020 - 11h30
(atualizado em 26/1/2022 às 11h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas têm aproveitado o tempo em casa durante a quarentena, para estudar, ler e se qualificar. Várias escolas, instituições e empresas disponibilizaram cursos gratuitos na internet como forma de contribuir com a boa utilização do tempo e também com o intuito de estreitar os laços com os usuários.

Foto: Etus / DINO

Os cursos online têm observado uma explosão de demanda, indo na contramão das incertezas provocadas pelo coronavírus. A Catho Educação por exemplo, divulgou que no período entre 21 de março e 6 de abril houve um aumento de 68% nas matrículas para cursos EAD ou semipresenciais. Já nas semanas entre 3 e 20 de março, a plataforma registrou um crescimento de 44% na procura por cursos à distância. Outro exemplo de aumento da busca por cursos online vem da escola de idiomas Babbel que registrou um salto de 25% entre a segunda quinzena de março e o começo de abril.

Um levantamento online realizado com mais de 1,7 mil entrevistados pela NZN Intelligence, apontou ainda que 40% dos entrevistados, a maioria entre 18 e 34 anos de idade, cogitam se inscrever em cursos online. Isso demonstra o interesse de boa parte da população em se capacitar mesmo no momento de crise.

A Etus, uma das maiores plataformas de marketing da América Latina, acaba de lançar o portal "university.etus.com.br" que reúne, em um único lugar, mais de 1000 cursos de diferentes áreas como administração, marketing digital, mobile, social media, liderança, desenvolvimento pessoal entre outros.

De acordo com André Patrocínio, fundador e CEO da Etus Brasil, a ideia de criar a plataforma surgiu internamente enquanto buscavam alternativas de cursos para os colaboradores. "Percebemos que muitas pessoas e empresas também estavam procurando por essas capacitações então criamos uma tecnologia que busca e adiciona ao portal os cursos gratuitos disponíveis no mercado, para que qualquer pessoa possa acessar essa base. São mais de mil cursos, 40 instituições e 60 áreas diferentes, tudo centralizado em um único lugar, facilitando para as pessoas encontrarem o que querem aprender", explica.

Listamos aqui 10 cursos de social media gratuitos.

O profissional do futuro está sendo exigido agora

O efeito imediato do coronavirus é uma grande mudança para o Mindset Digital. A forma como as pessoas trabalham, aprendizados e novos costumes adquiridos durante a pandemia podem permanecer para sempre.

O mundo não será o mesmo e provavelmente sua empresa e sua área de atuação também passarão por mudanças. Aproveitar o período em casa para se capacitar, aprender e se qualificar, é uma maneira produtiva de investir seu tempo. Os cursos online podem, além de enriquecer o currículo e impulsionar a carreira, ajudar pequenos empresários e autônomos a terem melhores resultados pós-pandemia. "É um momento singular que estamos vivendo e é mais do que necessário manter nossa mente ativa e exercer nossas potencialidades. É momento de se preparar para as mudanças no mercado de trabalho que certamente virão após a pandemia", avalia André.

A pandemia encurtou distâncias e fez o mundo evoluir 20 anos em 20 dias, por isso o profissional do futuro precisa estar preparado agora. Algumas características como criatividade, organização, inteligência emocional, trabalho em equipe, resolução de problemas e gerenciamento de crises são essenciais para o momento atual, mas muitos profissionais ainda não tinham voltado suas atenções para a importância de se qualificar nessas áreas. "Existem vários cursos de desenvolvimento pessoal que podem ajudar a evoluir esses aspectos. Conteúdos gratuitos sobre automotivação, produtividade, como desenvolver resiliência, melhorar o foco, enfim, uma infinidade de temas que podem ajudar a se desenvolver e aprimorar as relações humanas", destaca Patrocínio. 

Requalificação é a palavra de ordem

O método de avaliação na hora de se contratar um profissional não será mais o mesmo. Antes a formação acadêmica e experiência técnica eram os principais critérios, agora, outras características terão mais relevância como proatividade, flexibilidade e capacidade de se auto gerir. É nesse sentido que a requalificação vai fazer toda a diferença. Muito mais do que um diploma, as empresas esperam que o candidato seja criativo, busque novos insights, pense em projetos inovadores, principalmente aqueles que forem pensados para o processo de retomada e readaptação que vamos viver. "Os aprendizados que você tiver durante o isolamento social podem ajudar a ter insights, inovar, propor soluções e se diferenciar", analisa André.

Dicas para estudar em casa

Muitas pessoas podem ter dificuldade em estudar online. André Patrocínio, idealizador da plataforma university.etus.com.br ressalta que é importante estabelecer uma certa disciplina para aproveitar melhor o tempo, conseguir ter foco e aproveitar da melhor forma possível os conteúdos propostos. Ele listou algumas dicas para quem está aproveitando a quarentena para estudar em casa:

- Crie seus próprios rituais de estudo e veja o que funciona para você e para a sua produtividade;

- Escolha um lugar na sua casa que seja mais tranquilo, mais silencioso e que possibilite uma maior concentração;

- Crie um cronograma de estudos, defina os horários para que fique mais fácil criar um hábito e uma rotina;

- Estude longe da TV e fique longe de outras telas para evitar distrações que podem te fazer perder o foco;

- Faça anotações. Elas ajudam memorizar o conteúdo aprendido e além disso, fica mais fácil buscar aquele conteúdo novamente se você precisar;

- Não se cobre muito e não coloque metas muito ambiciosas nos seus estudos. Isso pode ocasionar ansiedade que pode prejudicar o seu rendimento;

- Cuide da postura em frente ao computador. Dê pequenos intervalos para esticar as pernas e alongar o corpo.

- Crie as melhores condições possíveis de conectividade para que a internet não deixe você na mão, principalmente quando o curso for ao vivo;

Quem quiser se jogar em um novo curso, basta acessar o portal https://university.etus.com.br ou em https://etus.com.br

Website: https://etus.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade