PUBLICIDADE

DINO

Como manter o Notebook em bom estado por bastante tempo?

Cuidados com o equipamento ajudam a aumentar a vida útil do produto além de manter o desempenho mesmo com o passar dos anos

2 abr 2020 - 00h32
(atualizado às 01h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Conservar o notebook limpo é muito importante, pois contribui para vida útil do aparelho e evita que ele desenvolva problemas no hardware e, consequentemente, o usuário tenha gastos futuros com manutenção. Pensando nisso, André Teixeira, gerente de produtos da área de notebooks da Acer Brasil, preparou algumas dicas básicas para auxiliar a manter o equipamento livre de problemas e garantir uma melhor qualidade de uso do aparelho.

Foto: DINO / DINO

Área externa

Para limpar a área externa do notebook é recomendável desligar aparelho da energia elétrica e utilizar somente um pano macio e que não solte fiapos. O usuário não deve aplicar nenhum líquido desinfetante ou água no processo para evitar qualquer tipo de curto circuito no equipamento. Os movimentos devem ser circulares e sutis na parte de cima do notebook para que apenas a poeira seja retirada da superfície. Bata o pano algumas vezes para retirar o excesso de poeira e repita o processo até tudo ficar bem limpo.

Cotonete e pincel

As entradas laterais do notebook, onde ficam o cabo de rede, USB, HDMI entre outras, devem ser limpas com cuidado. Primeiro utilize levemente um cotonete nas extremidades das entradas, sem colocar o cotonete no fundo onde estão os encaixes. Essas partes são feitas de metal e alguns fiapos de algodão podem se prender. Com o pincel, o usuário pode retirar os restos de poeira que ficaram presos nas partes que estão dentro das entradas. É recomendável a utilização de uma lanterna para enxergar pequenas sujeiras que possam ficar despercebidas aos olhos. As saídas exteriores de ar quente do notebook também precisam ser limpas e com muito cuidado. Geralmente elas estão localizadas na parte de trás e é onde a poeira costuma se acumular ainda mais.

Teclados

Não é recomendável bater o notebook de ponta cabeça ou tentar retirar as teclas da base; estas práticas danificam o aparelho. O ideal é utilizar um pano seco e passá-lo suavemente no teclado para remover as sujeiras que são mais leves. Para as sujeiras mais grossas, é recomendável passar um pincel mais fino nos espaços entre as teclas. Porém para evitar que as sujeiras se acumulem no teclado, é fundamental não comer próximo do notebook ou perto do teclado.

Tela

Para tirar as manchas que ficam na tela do notebook, o ideal é a utilização de um pano macio umedecido com água destilada. Não é necessária a aplicação de produtos químicos para limpeza da tela, isso pode danificar o LCD. Com o pano levemente molhado, faça movimentos circulares na tela, porém sem muita pressão. Repita o processo até perceber que a tela está limpa e sem manchas.

André Teixeira recomenda que o usuário faça esta limpeza rigorosa pelo menos uma vez por mês, pois a poeira afeta diariamente o equipamento e a sujeira mais grossa deve ser retirada com mais atenção e dedicação do usuário.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade