PUBLICIDADE

DINO

Como limpar sacolas de mercado para evitar contaminação de coronavírus dentro de casa

Covid-19 resiste em superfícies por dias, segundo pesquisas; sacolas reutilizáveis são mais indicadas e devem ser lavadas

13 abr 2020 - 17h01
(atualizado às 22h01)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo (SP), 08 de abril de 2020 - Pesquisa recente publicada pelo "New England Journal of Medicine" aponta que o novo coronavírus (Covid-19) pode resistir por até três dias em superfícies como plástico e aço inoxidável. Frente aos perigos de contaminação, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como impedir que o vírus entre ou se espalhe em sua casa após as compras.

Entre as principais dúvidas estão como escolher e o que fazer com as sacolinhas de compra. De acordo com Marina Valente, gerente do segmento de embalagens médicas da DuPont, o ideal é ir ao mercado com sacolas reutilizáveis, de pano ou ecológicas (ecobags), que reduzem drasticamente o risco de contaminação.

"Ao levar uma sacola reutilizável de casa, há menor manipulação por outras pessoas, reduzindo os riscos de infecção se compararmos com sacolinhas de plástico dos supermercados. O consumidor deve levar sua sacola reutilizável e só usá-la efetivamente na hora de guardas as compras", afirma Marina.

Após o uso, em casa, as sacolas devem ser lavadas imediatamente. Segundo a executiva, há atualmente no varejo opções de sacolas com plásticos especiais que permitem lavagem fácil e eficaz, como as feitas com Tyvek®, material leve, impermeável e 100% sustentável.

"Após guardar as compras, o consumidor deve imediatamente lavar as sacolas reutilizáveis com água e sabão para evitar que, eventualmente, o vírus permaneça naquela superfície", explica. Neste link é possível acessar um passo a passo de como lavar uma sacola reutilizável: https://www.youtube.com/watch?v=RDkE69uHgfI&feature=youtu.be. "No caso de sacolinhas comuns de plástico, o ideal é jogá-las no lixo logo após guardar os produtos".

"Higienização e autopoliciamento são as palavras-chave para evitar contaminação pelo Covid-19 em qualquer situação. Ao fazer compras, a atenção deve ser redobrada porque o vírus pode, sim, ser levado para dentro casa", finaliza Marina.

Sapatos e verduras

A primeira dica ao chegar em casa após a ida ao mercado é não entrar diretamente com as compras, deixando-as no carro ou na superfície mais limpa possível. Antes de tudo, é preciso deixar os sapatos na porta e trocar de roupa (colocando a roupa que foi ao mercado imediatamente para lavar). Depois disso, a dica é tomar banho ou higienizar as mãos (neste link há o procedimento correto para lavar as mãos: https://www.youtube.com/watch?v=2h8vc-voPNQ).

"O próximo passo é colocar as sacolas de compras em uma superfície fácil de limpar posteriormente - de preferência, de pedra ou vidro. Retire os itens um a um e limpe as embalagens com água e sabão ou álcool em gel 70º antes de guardá-las", ensina Marina.

Quando possível, guardar alimentos sem as embalagens originais. Para isso, é recomendado abrir os pacotes e jogá-los no lixo imediatamente. Só manusear os produtos após lavar novamente as mãos. Em seguida, higienizá-los e guardá-los em local próprio e limpo. Frutas e verduras podem ser higienizados com imersão em solução de água sanitária (sem alvejante) ou hipoclorito de sódio.

Após guardar as compras e lavar as sacolas reutilizáveis, é preciso limpar bem a bancada onde as sacolas de compras estavam e voltar a higienizar as mãos corretamente. "É muito difícil conseguir impedir o Covid-19 de entrar em casa, mas, adotando os procedimentos corretos, podemos reduzir muito os riscos de contato via superfície", diz.

A executiva lembra que, durante todo esse procedimento, é importante não tocar o próprio rosto, para evitar que o vírus passe das mãos para a boca, o nariz ou os olhos. "Essa dica vale para o dia inteiro: autopoliciar-se para não tocar a própria face sem que as mãos estejam devidamente higienizadas", conclui.

Sobre DuPont Segurança & Construção

DuPont Segurança & Construção é líder mundial no fornecimento de inovação para as necessidades essenciais da vida, como água, abrigo e segurança; permitindo que seus clientes beneficiem-se através de capacidades únicas, escala global e marcas icônicas, incluindo Corian®, Kevlar®, Nomex®, Tyvek®, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec®.

Para mais informações, por favor entre em contato com:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes - carolina.mendes@2pro.com.br

Jorge Soufen Jr - jorge.junior@2pro.com.br

Telefone: (11) 9 9170-9079

Website: https://www.youtube.com/watch?v=RDkE69uHgfI&feature=youtu.be

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade