Como liberar espaço e ganhar eficiência no celular
Guia ensina como liberar espaço no Android para conseguir ter os apps mais importantes na palma da mão, sempre.
Há alguns anos, quem diria que praticamente tudo o que as pessoas precisariam no dia a dia estaria na palma da mão? De fato, isso já é realidade. Mas, com tantas opções de aplicativos, é preciso aprender como liberar espaço no celular Android para baixar os apps mais importantes do dia a dia.
O primeiro passo é escolher os aplicativos prioritários: o que é fundamental ter no celular e o que poderia ser descartado? Apps de uso diário, como o aplicativo da Sodexo, de bancos, redes sociais e música são, normalmente, os mais utilizados. Por isso, o usuário precisa averiguar o que realmente não é essencial e, então, excluir.
A seguir, dicas de como liberar espaço no celular:
1. Limpar a memória cache
A memória cache ocupa espaço no celular e, com o tempo, esse espaço pode fazer falta. Para solucionar o problema, o usuário deve limpar a memória cache periodicamente. No Android, a opção está em Configurar, Aplicativo. Então, basta clicar no botão Limpar Cache. O recurso também está disponível dentro de Armazenamento.
2. Desinstalar aplicativos sem uso
É preciso verificar quais são os menos essenciais no momento em que precisar de mais espaço. O usuário deve fazer a exclusão manualmente abrindo o menu de aplicativos do celular. É preciso um cuidado extra para não apagar os softwares nativos do aparelho, que podem impedir o bom funcionamento dele posteriormente.
3. Cartão microSD para mais espaço
Usuários de Android podem usar um cartão de memória para armazenar fotos, músicas e outros arquivos, como os aplicativos, deixando o espaço interno do celular livre para o que realmente precisam, como os recursos essenciais.
4. Exclusão das mídias do WhatsApp
Pode não parecer, mas o consumo de memória pelo WhatsApp é enorme. Por isso, remover os arquivos baixados com frequência é uma das formas mais fáceis de conseguir liberar espaço no celular. Todas as fotos, áudios e vídeos que são trocados no WhatsApp ficam armazenados no dispositivo.
5. Exclusão de arquivos duplicados
Alguns arquivos podem ter sido baixados duas vezes - o sistema operacional não substitui um pelo outro. Em vez disso, o arquivo fica duplicado por lá. Então, é preciso fazer uma verificação manual para ver quais aplicativos estão duplicados, realizando a exclusão manual deles.
Após liberar espaço no celular, o usuário poderá baixar apps que realmente são importantes e facilitam o dia a dia, como o app da Sodexo, que permite controle diário de saldo do vale-alimentação e vale-refeição.
Website: https://www.sodexobeneficios.com.br