PUBLICIDADE

DINO

Como construir uma carreira sem experiência: especialistas dão dicas.

É possível construir uma carreira sem experiência? Profissionais de tecnologia dão dicas de como se tornar uma pessoa qualificada mesmo sem a prática no mercado de trabalho.

21 jan 2021 - 10h01
Compartilhar
Exibir comentários

O número de pessoas que têm entre 18 e 24 anos no mercado de trabalho subiu no final de 2019, segundo pesquisa realizada pelo IBGE. Os dados divulgados apresentam uma tendência de alta no mercado entre as pessoas jovens.

Foto: Divulgação Trybe / DINO

Entretanto, jovens ainda representam a maior porcentagem de pessoas desempregadas dentre todas as faixas etárias.

Um levantamento realizado pelo Acreditamos em Jovens em parceria com a empresa argentina Trendsity mostra que 77% das pessoas jovens entrevistadas acreditam que a falta de experiência é um dos fatores que as impedem de conseguir um emprego formal. Por esse motivo, o cenário no mercado de trabalho não é o mais animador para essa faixa etária.

Elias Eugênio, que é engenheiro de computação na empresa WatchGuard, revela a forma que encontrou para superar essa barreira enfrentada pelas pessoas jovens e adquirir conhecimento para atuar na área desejada: "no meu primeiro ano no ensino técnico de informática, percebi que não estava preparado, mas que precisava começar. Na época, tinha uma banda aqui na cidade e eu me ofereci, juntamente com um amigo, a fazer o site deles. Depois fiz coisas mais pessoais e fui procurando projetos que me agregavam conhecimento".

A Catho, uma das maiores redes de busca de emprego, aponta que a construção de um currículo é essencial e serve como forma de apresentação da pessoa profissional. No entanto, o portfólio pode ser o diferencial que destaca a pessoa profissional das demais concorrentes. Essa foi a forma que Edy Segura, engenheiro de software, encontrou para conseguir um emprego, ainda que não tivesse experiência na área desejada.

Hoje, o engenheiro trabalha na Inatel, instituto dedicado à formação de pessoas profissionais em telecomunicação e tecnologia. Edy conta ter utilizado o que estava ao seu alcance para conseguir a vaga almejada: "eu trabalhava com manutenção de computadores e fazia curso técnico. Mas eu queria mudar de ramo e trabalhar com desenvolvimento web , apesar de não ter experiência nessa área. Na época, gravei um CD, coloquei todos os projetos que realizei no curso e entreguei com o meu currículo. Depois de três semanas, recebi a ligação para fazer uma entrevista, mesmo tendo somente a experiência que o curso me proporcionou".

Além de uma boa construção de currículo e portfólio, as pessoas podem utilizar competências comportamentais a seu favor para construir uma carreira mesmo sem experiência. Também conhecidas como soft skills, essas habilidades auxiliam a pessoa profissional a se destacar em meio a concorrência, ainda que se trate de uma iniciante. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) indicou que uma boa pessoa profissional possui habilidades técnicas e comportamentais, ou seja, deve se desenvolver por completo.

A Team Leader da WatchGuard, Carina dos Santos, acredita que dentre essas habilidades comportamentais, uma delas é a essencial quando se trata de ingressar no mercado sem experiência: "a curiosidade é muito importante, porque ela desperta a busca pelo conhecimento. Muitas pessoas que estão começando trazem novidades e isso é muito bom para o time. Somado a isso, o suporte das pessoas que já tem uma experiência permite que todas as pessoas cresçam juntas".

Assim como Carina, Julio César ressalta a importância das soft skills, principalmente no campo de desenvolvimento web: "eu considero que as pessoas que estão no mundo do desenvolvimento precisam ter três características: a curiosidade, vontade de fazer acontecer e não ter vergonha de perguntar. Apesar de ser uma área complexa, é muito unida e nós trocamos muito conhecimento".

Os eventos online e meetups também são uma forma de se alcançar a carreira desejada. Por conta da pandemia, essas reuniões tiveram que passar por transformações para que pudessem acontecer, o que para muitas pessoas isso foi vantajoso, uma vez que elas puderam participar dos encontros independentemente de onde estivessem.

Para Elias é o momento de aproveitar esses eventos e transformá-los em algo positivo: "para quem está começando, o ponto-chave é aproveitar o que está ao seu redor. Muita coisa está mais acessível e um exemplo disso são esses eventos online, como os meetups". O engenheiro de software da Inatel concorda e adiciona: "a participação nesses eventos ajuda muito a olhar em volta e trocar experiência. Nos auxilia a ter uma visão geral e criar networking".

Um levantamento realizado em 2016 pela The Survey Group revelou que cerca de 85% das vagas são preenchidas por meio do networking. Eugênio destaca não apenas a importância de ter contatos nesse início de carreira sem experiência, como também ter um portfólio organizado: "muitas oportunidades virão do networking , mas organizar seu GitHub e seu portfólio também lhe dá experiência. Quando analiso um currículo, a primeira coisa que observo é a organização do GitHub."

Edy vê o GitHub como uma rede social das pessoas da área de tecnologia, que pode ser uma boa ferramenta para aquelas que querem se inserir no mercado: "o GitHub é a rede social dos desenvolvedores. Ao invés de compartilhar fotos, você compartilha códigos".

A Team Leader da WatchGuard aponta a relevância em ter contato com esses códigos: "observar o código de outras pessoas e se perguntar o que a levou a fazê-lo daquela forma é uma maneira de aprender". Ela ainda adiciona outras formas de se adquirir conhecimento: "no open source e em muitos cursos que te permitem começar do zero".

A dica de Júlio é aproveitar a fase de aprendizado e ter consciência de que experiência é algo adquirido ao longo do tempo: "todo mundo vai começar um dia. Então, não tenha medo! Todas as pessoas passam pelo estágio de aprendizado. A ausência de experiência não é um demérito, não deixe de ir atrás".

Website: http://betrybe.com

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade