3 eventos ao vivo

Como a saúde e a tecnologia convivem?

Tecnologia e saúde caminham lado a lado, afinal, juntas, podem salvar mais vidas

5 dez 2018
13h34
atualizado às 17h04
  • separator
  • comentários

A tecnologia vai muito além de celulares e computadores. Muitos já perceberam o seu real propósito e entendem como seu desenvolvimento melhora e ajuda a rotina. Por isso, é cada vez mais comum ver grandes investimentos na área, que, consequentemente, viram grandes recursos. Segundo dados divulgados pela Empresa de Software Abes, o Brasil investiu 38 bilhões de dólares em hardwares, softwares e serviços no ano passado, trazendo aumento de 4,5% no budget tecnológico quando comparado ao ano de 2016.

Foto: DINO / DINO

Junto destes números, vem o resultado - o Brasil ocupa o nono lugar no ranking mundial da tecnologia, perdendo apenas para os gigantes: Estados Unidos, China, Japão, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Índia.

De onde vem tanto investimento?

Apesar de sempre chamar a atenção de todos, a visão para com a tecnologia mudou muito quando foi percebido seu poder de salvar vidas. Sua utilização, hoje, já se tornou indispensável, principalmente na área da saúde, onde pode dar apoio e revolucionar várias frentes.

Com a democratização, os empreendedores não perdem tempo e criam soluções inovadoras, que não só facilitam a vida das pessoas como criam novos processos. "No caso da Atendimento Já, uma multiplataforma que atende tanto médicos como pacientes, existe uma ação visível. Somente em outubro, foram realizadas mais de 90 mil buscas na Atendimento Já. Muitos deles não o fariam sem esta facilidade", observa Euricion Murari, sócio da Atendimento Já.

Impressoras 3D

Com a primeira versão criada em 1984, as impressoras se desenvolveram e, hoje, já são capazes de criar até medicamentos. O pioneiro foi aprovado nos Estados Unidos em agosto de 2015. O medicamento, com princípio ativo levetiracetam, é utilizado para controle de convulsões em decorrência da epilepsia. A melhoria alcançada é decorrente da funcionalidade da impressora 3D: ela faz com que o remédio seja mais poroso, facilitando seu dissolvimento.

Chips  

Lembrar do horário de um remédio é coisa do passado. Com os chips, este processo fica 100% automatizado. Quem mais se beneficia deles são as mulheres, já que os anticoncepcionais já estão disponíveis neste formato e são de uso contínuo. A durabilidade deles é de, em média, cinco anos e os implantes são inseridos no antebraço.

Aplicativos

É comum encontrar pessoas que estão sempre "penduradas" em seus smartphones - com a vida lá dentro, a proximidade com o aparelho é cada vez maior. É assim que nasceu a ideia de criar um aplicativo que faça a ponte entre médicos e pacientes.

Segundo Euricion Murari, a necessidade de ter algo tão ágil e simples para a saúde foi notado quando se percebeu que já existem outras soluções parecidas em outras áreas. "Todos os serviços com que convivemos já são automatizados. Por que algo tão importante fica de fora?", indaga o sócio. "Podemos pedir comidas e caronas com um clique. Um médico precisa estar acessível também, visando sua importância", finaliza.

Diversos  tipos de profissionais da saúde podem se beneficiar  da plataforma: Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas, Psicólogos e Nutricionistas. Os profissionais se cadastram sem compromisso, pois não existe pagamento de mensalidades ou anuidades - apenas uma tarifa fixa de R$ 6,50 por consulta realizada. Toda a gestão fica ao dispor do profissional ou clínica, assim como todo o restante da transação.

Já os pacientes não desembolsam nada para utilizar a solução. Após o cadastro é só buscar pelo profissional mais próximo da residência ou local de trabalho, encaixando a consulta na rotina, sem perder tempo com deslocamentos desnecessários.

A plataforma do Atendimento Já foi criada com o propósito de aumentar a visibilidade dos profissionais, levar mais informação e facilidade para o paciente e oferecer um agendamento online 24h por dia, todos os dias. Saiba mais: www.atendimentoja.com.br



Website: http://www.atendimentoja.com.br
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade