PUBLICIDADE

DINO

Como a família pode ajudar no tratamento de um ente querido na UTI?

A parceria entre as equipes de saúde e os familiares contribui positivamente no processo de internação e recuperação do paciente

21 mar 2019 - 18h00
Compartilhar
Exibir comentários

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é a ala hospitalar destinada ao tratamento de pacientes com quadros de saúde potencialmente graves ou descompensação de um ou mais sistemas do organismo que precisam de monitoramento integral e é onde se concentram todos os aparatos tecnológicos e humanos do Suporte Avançado de Vida (SAV). Trata-se da seção hospitalar mais delicada, na qual os enfermos correm risco de vida ou, em outros casos, encontram-se em estado terminal. Portanto, por causa da natureza da ala, a presença e o apoio da família, bem como dos amigos, tornam-se fundamentais para os pacientes em tratamento intensivo.

Segundo o dr. Felipe Ribeiro Henriques, intensivista do CHN (Complexo Hospitalar de Niterói), estar perto dos familiares internados, sobretudo em datas comemorativas, como o Natal e aniversários, é importante e saudável para o tratamento. "A presença fraterna dos familiares humaniza a estadia no leito e colabora para a composição de um atendimento mais personalizado. E, cada vez mais, a medicina percebe que não só os doentes, mas os familiares dos internados precisam da atenção da equipe de saúde. Humanização e personalização de condutas são nossas principais armas nessa batalha pela vida em uma UTI", ressalta o médico.

Para tal, determinados gestos e atitudes são aconselháveis e fazem a diferença no apoio ao ente próximo. O toque, por exemplo, é uma demonstração tátil de afeto recomendada, e em casos específicos, a equipe da UTI informará o cuidado especial do contato. Em certos estágios de sedação, mesmo que não haja interação por parte do paciente, ele pode estar ouvindo, portanto, a fala também pode ser encorajada. Para pacientes idosos com sequelas neurológicas, é importante ficar atento a possíveis mudanças na linguagem corporal e repassar informações relevantes à equipe do hospital. Por fim, se manter otimista é fundamental, pois a maioria dos pacientes internados em UTI tem potencial de recuperação.

Website: http://www.chniteroi.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade