PUBLICIDADE

DINO

Cabo submarino que conecta o Brasil e a Europa ficará pronto até 2019

De acordo com a Telebras, o investimento para a obra pode chegar a R$ 600 milhões (ou 212 milhões de dólares).

17 mai 2017 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com a Telebras, Brasil e Espanha serão conectados por um cabo de fibra óptica para que a troca de dados entre a América do Sul e o continente europeu seja mais eficaz. Com previsão de conclusão até 2019, o projeto irá contar com uma instalação na região de Praia Grande, litoral de São Paulo.

A estatal disse que o investimento para a obra pode chegar a R$ 600 milhões (ou 212 milhões de dólares). Ao todo, o cabo - chamado EllaLink - terá 10,2 mil quilômetros de extensão, contando com outra conexão na cidade de Fortaleza, no Ceará.

De acordo com uma representante da Telebras, os estudos para o projeto começaram há cinco anos, mas apenas agora começaram a sair do papel. "O projeto passou por adaptações. Estamos na fase da captação de recursos, mas estamos certos de que as intervenções (obras) começam ainda em dezembro deste ano, a partir da estação de Praia Grande", disse.

Quando o projeto ficar pronto, a porta-voz ainda disse que basta um teste de velocidade para que os usuários percebam as diferenças. "A maioria dos dados que saem do Brasil para Europa passam, atualmente, pelos Estados Unidos. A partir do EllaLink, a conexão será direta, sem nenhum intermediário".

Segundo o presidente da EllaLink - a parceira espanhola no desenvolvimento da iniciativa - "a conexão reduzirá o tempo de transmissão de dados em 40%, e ganharemos em qualidade, disponibilidade e segurança nas comunicações" entre os continentes.

Vale ainda ressaltar que os criadores da obra ainda pretendem fazer novos investimentos em fibra óptica, dessa vez para interligar a tecnologia ao arquipélago de Fernando de Noronha (PE), que conta com acesso limitado à internet.

No atual projeto, os fios serão aterrados na região de Sines, em Portugal, mas terão como base final a capital da Espanha, Madri. Já no Brasil, a estação final será no município de Barueri, localizado na Grande São Paulo. A velocidade de transmissão prevista é de 72 terabits por segundo.

Google

Vale ainda ressaltar que a Telebras não é a única que está com projetos de fibra óptica no País. A multinacional Google pretende terminar, ainda este ano, a instalação de um cabo entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A estrutura tem aproximadamente 390 quilômetros de extensão, e tem como objetivo suprir a demanda e ampliar a infraestrutura digital na América do Sul.

O cabo criado pelo Google recebeu o apelido de Junior, em homenagem ao desenhista e pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899). O valor total do investimento para o projeto não foi informado.

Dessa forma, nos próximos anos, a conexão via internet no Brasil pode apresentar melhorias significativas. Mas, desde já, é essencial que os usuários confiram a qualidade do serviço por meio de um teste de velocidade.

O portal MinhaConexão permite que o usuário crie relatórios a partir de avaliações de sua conexão residencial ou empresarial, podendo saber a média da velocidade da internet - uma maneira de monitorar e garantir o serviço oferecido pelas operadoras

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade