PUBLICIDADE

DINO

Brasil tem startup entre as 15 melhores empresas do mundo em tecnologia de reconhecimento de faces

25 abr 2019 - 15h52
Compartilhar
Exibir comentários

O governo americano acaba de lançar seu mais novo relatório de avaliação de empresas fornecedoras de tecnologia de reconhecimento facial e traz a brasileira Saffe Payments entre as 15 melhores na média geral, à frente de empresas conhecidas e de peso neste mercado. O ranking é conduzido pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) e mostra indicativos de como as ferramentas que utilizam dessa inteligência artificial (IA) estão sendo cada vez mais usadas em todo o mundo.

Foto: Hubble Hub / DINO

No Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) disponibiliza desde 2018 aos comerciantes um sistema capaz de registrar traços faciais e validar a identidade do comprador. Os dados serão armazenados no banco de dados do SPC, junto de informações adicionais que ainda auxiliam na prevenção de fraudes, o mesmo campo em que a tecnologia da Saffe é aplicada.

Fundada em 2015 por André Coelho e Giovani Chiachia, a startup criou uma ferramenta para reconhecimento de faces em dispositivos móveis com o diferencial de prova de vida (liveness detection), que detecta quando tentam enganar os aparelhos com o uso de fotos ou vídeos, especialmente em mecanismos para a realização de pagamentos por meio de dispositivos móveis. "Em um de nossos fluxos de autenticação de pagamentos, não é preciso um cartão, celular, pulseira, nada além da sua presença e a senha na hora da compra. No parque, na praia, em eventos, qualquer lugar, se o comerciante e comprador usam nosso serviço, este pode pagar sem nada, apenas com seu rosto", completa o CEO André Coelho.

O modelo que está em processo final para ser patenteado no Brasil, ganhou também reconhecimento como um dos destaques no Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), uma iniciativa conjunta do Banco Central do Brasil e da Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac).

A Saffe ainda participa do Hubble, um programa de tração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG e LM Ventures, do qual recebe apoio em operações e captação de clientes. "Essa é uma iniciativa muito nobre do BDMG e da LM Ventures que já tem efeito positivo sobre a Saffe, com a apresentação de um dos principais leads em 2019 e potencial investidor", conta o CTO Giovani Chiachia. Além disso, a startup está em negociações e testes com empresas-chave no setor de pagamentos no Brasil, Colômbia e países europeus, e também com as principais bandeiras de cartão de crédito. Como exemplo de aplicação em outros setores, estão em fase de testes e integração com uma importante autarquia provedora de tecnologia para governos com o objetivo de oferecer soluções de autenticação segura e conveniente para servidores e cidadãos.

Website: http://www.hubblehub.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade