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Brasil não possui graduação em vendas, apesar de profissão ser uma das mais promissoras de 2020, aponta estudo

22 set 2020
14h51
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No início de 2020, o LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, divulgou um levantamento com as 15 profissões em alta para este ano. No top 3 do ranking, está uma carreira tradicional: o representante de vendas. Esses profissionais, já considerados importantes anteriormente, tornaram-se indispensáveis com a chegada da pandemia, pois a maioria das companhias teve de repensar seus fluxos e processos de vendas, colocando vendedores à frente da retomada dos negócios. 

Apesar do crescimento da demanda por especialistas em vendas, o que se observa no segmento é a falta de cursos voltados para a formação destes profissionais, principalmente os de graduação.

Um estudo da Pipedrive, plataforma global de CRM e gestão de vendas, revelou que 91% dos vendedores aprenderam o que sabem  dentro do trabalho, ou seja, aprenderam a exercer a sua profissão na prática, enquanto  73% indicaram que possuem graduação acadêmica em outras áreas não relacionadas diretamente a vendas. A pesquisa, que teve como objetivo compreender melhor a formação destes profissionais, entrevistou mais de 1000 pessoas da área.

No Brasil, dentre as mais de 300 universidades públicas e particulares e programas de inclusão em faculdades estaduais e municipais, ainda não existe uma instituição tradicional que ofereça graduação ou pós-graduação focada em vendas.

Escolas como a Faculdade Getúlio Vargas, a Educa Mais Brasil, o Instituto de Especialização em Vendas e o próprio Senac oferecem apenas cursos de extensão - gestão de vendas, gestão comercial e vendas consultivas - estabelecendo-se como as únicas opções de atualização para os vendedores brasileiros, que acabam se graduando inicialmente em Administração de Empresas, Marketing ou cursos distintos por falta de opção.

"A profissão em vendas, além de tradicional, está crescendo e ganhando cada vez mais espaço e formatos no mercado atual. Um vendedor capacitado é essencial para as empresas, uma das forças vitais dos negócios. Independentemente do setor, é surpreendente que não existam mais cursos de graduação e pós que proporcionem uma formação multidisciplinar de qualidade aos interessados na área", comenta Thiago Gonçalves, Diretor de Operações LATAM da Pipedrive. 

Apesar da falta de opção, a pesquisa da Pipedrive também revelou que 85% dos profissionais de venda afirmam trabalhar regularmente para melhorar suas habilidades pessoais, ou o famoso soft skill.  Já 47% afirmam ter comparecido a algum curso presencial, 41% participado de conferências sobre o tema e 39% fizeram cursos online.

"Há um grande potencial subestimado pelas instituições de ensino. As universidades que resolverem abraçar o desafio ganharão com a demanda reprimida e companhias que investirem no treinamento e desenvolvimento dos seus vendedores sairão na frente", completa Gonçalves. 

Não é à toa que cursos independentes de desenvolvimento e especialização para vendedores estão fazendo tanto sucesso. Além de muitos já oferecerem formato online, trazem conteúdos elaborados por nomes admirados por quem trabalha na área, o que colabora com seu sucesso. 

  1. Curso Demanda Infinita, por Thiago Reis, da Growth Machine

Um verdadeiro laboratório de prospecção de clientes, o Demanda Infinita é um workshop online e gratuito de 3 dias para quem quer aprender todos os segredos da otimização dessa arte. Com ele, é possível dominar a geração de demanda com o Kanban Prospect e dicas de campanhas de sucesso são compartilhadas para quem quer alavancar o número de leads para o negócio. 

  1. GEC, por Raul Candeloro

O curso GEC 2.0 (Gestão de Equipes Comerciais 2.0), do Instituto VendaMais, conta com a orientação de Raul Candeloro, mestre em organização de equipes de vendas, possui 10 módulos e  oferece uma formação completa com ensinamentos práticos para quem quer entender como se tornar um gestor de sucesso. 

  1. Treinamento Vendedor Black Belt, por Gustavo Malavolta, da SalesFarm

Uma iniciativa da Sales Farm, Black Belt é um treinamento em vendas ao vivo que conta com a participação do treinador de peso Gustavo Malavota, Fundador do Instituto Vendas. O objetivo desse curso é formar vendedores para utilizar as melhores ferramentas de atendimento e vendas para entregar soluções que realmente trazem resultados.

  1. Inside sales, da Meetime

Voltado para quem não conhece nada de inside sales, o The Inside Sales Show é da Meetime, plataforma completa sobre o assunto, e se propõe a ensinar os aspectos básicos da área. A formação conta com a participação de especialistas em inside sales que compartilham experiências e knowhow. 

  1. Curso de representantes comerciais, por Marcelo Caetano

No curso online Representante comercial - O vendedor empreendedor de 9 módulos, Marcelo Caetano compartilha seu conhecimento em uma formação pensada para a prática do dia a dia de um representante. 

É indicado tanto para iniciantes quanto para vendedores que já atuam no mercado e querem saber como aplicar as mais novas técnicas do processo de representação comercial. 

  1. Instagram de Resultado, por Raphael Falcão

Com um conteúdo 100% exclusivo, o curso Instagram de Resultados conta com o conhecimento do especialista em rede social Rapha Falcão, dono do perfil Marketing do Brasil. Dentre os ensinamentos, estará como ganhar mais seguidores por meio de conteúdos engajadores, além de convertê-los em clientes. 

  1. Curso de Negociação, Márcio Miranda

Negociando para ganhar é um curso presencial com Márcio Miranda. De maneira clara, leve e interativa, ele ensina tudo sobre as estratégias de negociação que dão certo no Brasil e no exterior. 

Pensando no mercado acirrado das vendas, esse curso tem por objetivo descomplicar a etapa da negociação nos processos de vendas ao apresentar uma linguagem prática para a aplicação das técnicas, na sua empresa. 

   8. Os 3 Pilares da Venda, por Thiago Concer

A formação "Os 3 pilares das vendas", idealizada pelo especialista Thiago Concer, criador do Orgulho de Ser Vendedor, apresenta e desenvolve os 3 pontos cruciais no processo de vendas: a prospecção de clientes; o contorno de objeções; e as estratégias de fechamento.

  1. Academia Pipedrive

Academia do Pipedrive oferece treinamentos gratuitos para ajudar vendedores e gestores a otimizar as estratégias dentro da plataforma de CRM. Dentre os conteúdos disponíveis, é possível se especializar em previsão de resultados, automatização do trabalho e economia de tempo, organização de dados em vendas, entre outros.





Website: https://www.pipedrive.com/pt/

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DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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