PUBLICIDADE

DINO

Biblioteca de Betim celebra 45 anos de história e estímulo à leitura

Muito premiada, espaço atende os alunos matriculados no Ramacrisna, funcionários e toda a comunidade do entorno da Instituição

24 abr 2019 - 23h01
Compartilhar
Exibir comentários

"Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca", a citação o célebre do escritor Jorge Luís Borges, reflete bem o que a comunidade da região de Vianópolis de Betim, encontra na Biblioteca Arlindo Correa da Silva. Com 194 m², possui acervo de literatura infantojuvenil e adulta com mais de 5.000 livros. Por lá a leitura é uma ferramenta de transformação e crescimento, e por isso entre seus diferenciais a Biblioteca do Ramacrisna tem como principal característica não se restringir a paredes, um vez que possui vários projetos de incentivo à leitura itinerante, além de usar todo espaço da Instituição, que possibilita exercer a prática da leitura de forma agradável, confortável e prazerosa, utilizando os jardins, os gramados debaixo das árvores e quiosques.

Foto: Ramacrisna / DINO

E para celebrar as mais de quatro de décadas de história completadas neste mês, durante toda esta semana, de 22 a 25 de abril, haverá uma programação especial para os alunos, comunidade e na quinta-feira com ações abertas ao público, como contação de histórias, bate-papo com escritores, piquenique literário, entre outros. ''Comemorar 45 anos de uma biblioteca comunitária é sempre muito importante, principalmente, no Ramacrisna, já que o espaço é em homenagem a seu fundador, que era o professor Arlindo, um jornalista que prezava muito pela leitura, que sempre fez questão de despertar nos atendidos o hábito de ler'', destaca Cleide Aparecida Moura, coordenadora da Biblioteca. Segundo ela tudo começou quando Solange Bottaro, hoje vice-presidente da Instituição, disponibilizou seu próprio acervo pessoal para criar um espaço de leitura para os atendidos. ''Temos muito orgulho desta história que construímos, conseguimos desenvolver um trabalho muito bonito dentro da comunidade e até mesmo dentro da cidade de Betim e fora dela, com vários reconhecimentos. Hoje atendemos um público enorme, com projetos itinerante em quatro cidades''. Ela lembra ainda que neste ano o Instituto Ramacrisna também celebra 60 anos. ''Será uma comemoração em dose dupla".

Entre os projetos da Biblioteca, um ganhou grande destaque nacional sendo implantado também em outros municípios, como Esmeraldas, Juatuba e Mateus Leme. O projeto foi premiado em 2013 como o melhor Projeto de Incentivo à Leitura de todo o Brasil pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e em 2018 foi uma das 12 iniciativas vencedoras, escolhida por voto popular, do concurso Leitura do Bem realizado pela TV Alterosa e Estado de Minas em parceria com a Livraria Leitura. O Mala consiste em incentivar a leitura nas instituições que não possuem nenhum tipo de acervo, como escolas públicas, Creches comunitárias, Unidades Básicas de Saúde, entre outros.

O objetivo é levar a biblioteca para fora de suas paredes, promovendo ações literárias em outros espaços e despertando nas crianças o prazer pela leitura. A mala é um instrumento para transportar livros em segurança, ideal para ser usada em lugares sem biblioteca, uma vez que essa mala se transforma em estante móvel e pode ser fixada em qualquer estrutura. Seus bolsos transparentes exibem as belas capas coloridas dos livros, motivando as crianças a buscá-los. É confeccionada em tecido resistente, nas dimensões 1,40mx1m (aberta, como estante), com 12 bolsas plásticas onde são alocados os livros. Ao ser fechada, para transportar os livros (tem alça), atinge as dimensões 40cmx40cm.

Programação aniversário Biblioteca

22/04 - Segunda-feira

Ação - A editora, irá trazer os livros para que um grupo de adolescentes escolham o que será comprado.

Horário: 13h

Público: adolescentes do CAER

23/04 - Terça-feira

Ação Contação de histórias com acompanhamento musical, Cristiane Muniz e Edward Flaviano

Horário: 9h

Público: Integral e Caer

Ação Bate papo com Edinéia Alves, (Didi) - Jornalista e Escritora

Horário: 14h

Público: Adolescentes (meninas) do Caer

24/04 Quarta-feira

Ação "Pé de livros no jardim" piquenique literário

Horário: 8h e 13h

Público: Escola Integral e Caer

Oficina de Ilustrações com "Wellington Sousa"

Horário: 14h

Público: Caer

25/04 Quinta-feira

Contação de Histórias com "Célia Apolinário"

Horário: 9h

Público: Aberto ao Público

Sobre o Ramacrisna

Criado pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, o Instituto Ramacrisna comemora em 2019, 60 anos de atividades ininterruptas. Desenvolve projetos culturais, educacionais, aprendizagem, profissionalizantes, entre outros, voltados para comunidade em situação de vulnerabilidade social de Betim e nove cidades do entorno. O nome da instituição é em homenagem ao filósofo indiano Sri Ramakrishna, ecumenista que viveu no século 18 e pregava o trabalho social como forma de transformação do ser humano. Ele se tornou conhecido em todo o Brasil como instituição do Terceiro Setor referência em projetos de autossustentabilidade por possuir uma Fábrica de Telas de Arame. O resultado obtido com as vendas é destinado ao setor social da Ramacrisna, garantindo mais autonomia e uniformidade no atendimento às pessoas beneficiadas pelos projetos.

O Ramacrisna ainda coleciona, desde sua fundação, diversas premiações renomadas, entre elas o Prêmio Itaú-Unicef, no qual ficou em 1º lugar na regional Minas Gerais e finalista Nacional em 2017 e 2018. O prêmio é considerado o maior do Brasil no campo da educação com a chancela da UNICEF - Fundo das Nações Unidades Para a Infância. Foi selecionada entre as 100 Melhores ONGs para se Doar e a melhor em Assistência Social no Brasil pelo Instituto Doar e Rede Filantropia. E ainda está no Ranking internacional "Great Place to Work(GPTW)", que reconhece os melhores lugares para se trabalhar. Somente em 2018, a instituição atendeu 87.161 pessoas em sua sede e em parceria com o Poder Público.

SERVIÇO

Instituto Ramacrisna

Rua Mestre Ramacrisna, 379, Santo Afonso - Betim/MG

Telefone: (31) 3438-5500

www.ramacrisna.org.br

Website: https://www.ramacrisna.org.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade