0

Avaliação de Imóveis: o que considerar para definição de um valor

A avaliação de imóveis é uma ação muito importante na compra e venda de um imóvel e ainda gera muitas dúvidas.

11 jan 2019
08h48
  • separator
  • comentários

A avaliação de imóveis é uma ação muito importante na compra e venda de um imóvel e ainda gera muitas dúvidas.

Foto: Banco de imagens / DINO

Depois de um período de recessão, o mercado imobiliário tem se reaquecido, em pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP - Sindicato da Habitação indicou que no mês de outubro de 2018 houve a comercialização de 2815 unidades residenciais novas. Este resultado se mostrou muito positivo, levando em consideração de que no mês de setembro do mesmo ano, o resultado foi de 1943 residências, nota-se uma alta de 44,9 % neste período de tempo. A mesma pesquisa revelou que nos meses entre janeiro e outubro do ano de 2018 20. 882 unidades foram vendidas no estado um aumento de 41,2 % em comparação com o ano de 2017. Com o reaquecimento do mercado imobiliário, é importante entender sobre a avaliação de imóveis e como ela influência no processo de compra e venda de um bem imóvel.

A avaliação de imóveis consiste em um serviço que permite a uma instituição financeira decidir qual é o valor de bem imóvel fornecendo ou não a concessão de crédito de habitação para aqueles que desejam realizar a compra de um imóvel. Neste sentido, as pessoas que tem interesse em financiar uma habitação devem estar cientes de que este é o primeiro custo que elas terão de arcar antes mesmo de realizar a compra de uma casa. Informações de qualidade são importantes para esse processo que definirá ou não a liberação de crédito para a compra. O processo de avaliação é realizado por uma entidade especializada comumente indicada pela própria instituição, porém, o comprador deve realizar uma avaliação à parte para que consiga passar o valor estimado de compra do imóvel.

Sobre o processo seguro de avaliação de imóveis

Existe outros processos de avaliação os quais serão abordados logo abaixo, no entanto, o processo mais seguro é aquele realizado com um profissional credenciado. Este processo de avaliação de imóveis ocorre da seguinte maneira: o preço da avaliação do valor do imóvel consta nas tabelas dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) onde os valores variam de acordo com as taxas de cada estado, no entanto, eles costumam ser próximos a 1 % do valor imóvel. Ao ser avaliada, o corretor, que deve possuir um certificado concedido a profissionais com o curso superior em gestão imobiliária, ou pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis - Cofeci, elabora um documento por escrito denominado Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica que apresenta detalhes importantes para a determinação do preço.

Tipos de avaliação de imóveis

Existem três tipos de avaliação de imóveis: a avaliação mercadológica, a avaliação simples e a em equipe. A avaliação mercadológica, como já vimos logo acima, é aquela realizada por profissional credenciado pelos órgãos competentes, sendo a mais indicada. A avaliação simples é realizada de maneira simples e é concentrada em um corretor mais experiente que tenha domínio sobre aquela região, no entanto, ela se torna uma forma muito centralizada de trabalho tornando o processo muito dependente de apenas uma pessoa. Já na avaliação em equipe ocorre o oposto: ela é realizada em conjunto com profissionais que avaliam o imóvel ofertado desenvolvendo noções de preços que devem corresponder com o estudo de toda a equipe.

Onde encontrar bons avaliadores de imóveis

Os avaliadores de imóveis podem ser encontrados por empresas especializadas, em sites de avaliação de avaliação de imóveis e em instituições financeiras que disponibilizam este tipo de serviço. Os parâmetros de avaliação serão sempre realizados pelas próprias entidades bancárias que estabelecem parcerias com serviços especializados, para que este serviço possa ser realizado, elas geralmente cobram uma taxa agregada a outros valores dentro da compra, caso o comprador esteja interessado em saber todos os valores da compra ele deve analisar o monte imputado ao consumidor (MTCI) que reflete todos os encargos que estão associados ao financiamento. É importante que o interessado acompanhe todo este processo, e se possível, contrate serviço próprio caso deseje confrontar as informações do avaliador indicado pela instituição.

Pontos importantes a serem considerados em uma avaliação de imóveis

No que diz respeito à localidade, existem pontos estratégicos que podem influenciar na avaliação como por exemplo um imóvel que fica nas proximidades de transportes públicos é mais valorizado, no entanto, esta valorização não é dada em se tratando de bairros nobres. Outro diferencial para a valorização de um imóvel é a proximidade de comércios como supermercados, hospitais, bancos entre outros. A busca por mais qualidade de vida também é um ponto a ser ressaltado, por isso, imóveis que estejam próximos a regiões de praias, parques e praças também possuem um alto valor. Um dos pontos que pode desvalorizar um imóvel é o fato dele se encontrar em vias de grande tráfego que possuam grande poluição sonora além de áreas perigosas com um alto índice de criminalidade e violência.

No entanto, o imóvel também é avaliado por outras características como por exemplo a condição de infraestrutura. Imóveis que estão localizados em áreas bem pavimentadas e com boas condições de saneamento básico também são valorizados. O acabamento e a beleza do bem também são um atrativo que agrega valor à avaliação. A idade de o imóvel também deve ser considerada para fins avaliativos, uma vez que, imóveis mais novos são considerados mais valiosos do que aqueles mais velhos.

Tem interesse em encontrar imóveis de alta qualidade em Guarujá? Visite a imobiliária Praias. https://www.praias.com/



Website: https://www.praias.com/
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade