As vantagens de ter alto engajamento na sua página do Facebook e Instagram
As redes sociais de uma empresa podem impactar diretamente nas vendas. Confira:
As mídias sociais são fundamentais para o marketing online de qualquer empresa. Segundo pesquisa da We Are Social, no Brasil, cerca de 45% da população conectada pertence a alguma rede social.
O Facebook, por exemplo, tem 103 milhões de usuários brasileiros. No Instagram, estamos em terceiro lugar, somando 6,55% de todo o tráfego da rede, perdendo apenas pelos russos e norte-americanos.
É fato que esses usuários já criaram o hábito de consultar as redes de uma empresa antes de adquirirem produtos e serviços dela. Por isso, é muito importante que as marcas estejam presentes e desenvolvam um relacionamento com seus clientes ou futuros clientes.
"Aumentar a autoridade da marca é a principal e o sentimento do consumidor perante a ela são as principais vantagens de uma marca estar presente nas redes sociais", diz Bruno Maciel, sócio fundador da SubaMe (https://suba.me/), empresa especializada em aumentar o engajamento de seguidores em redes sociais, como Instagram, YouTube, Twitter e Facebook.
Segundo ele, as mídias sociais, quando bem trabalhadas, refletem no sentimento geral do consumidor sobre tal empresa.
As mídias podem ainda servir como vitrine de produtos e serviços e fazer parte do funil de vendas - ou ainda ser decisivas para a conclusão da compra. Afinal, elas mostram o lado humano da marca e essa proximidade com o consumidor pode permitir um tipo diferente de resposta do cliente, com lealdade e engajamento.
É preciso, porém, que as mídias sociais funcionem como um canal de atendimento ao consumidor. Um SAC mais rápido e eficiente do que telemarketing ou outros meios que se tornaram ultrapassados com o tempo.
Outra vantagem de ter redes sociais está no trabalho de SEO, visando melhor posicionamento da marca nos sites de busca. Afinal, as redes enviam tráfego qualificado toda hora para o site da marca, fazendo com que o Google entenda aquele URL como relevante.
Captar novos clientes por meio das redes sociais também é muito mais barato do que utilizar outros meios. Os anúncios para público segmentado do Facebook ou Instagram, por exemplo, são eficientes e custam bem menos do que as mídias tradicionais, como televisão, rádio e revista.
Como trabalhar bem a rede social de uma empresa?
Bruno Maciel, sócio fundador da SubaMe, indica o caminho:
Responda aos comentários
Seu público não pode ficar falando sozinho. É preciso que a marca dê atenção e responda suas dúvidas tanto nos comentários quanto inbox.
Além disso, é interessante curtir as postagens de seus clientes na página e interagir com eles sempre que possível, lançando promoções e desafios para estimular o engajamento e a participação deles junto à sua marca.
Responda inbox sempre educadamente e com criatividade
Muito cuidado com o treinamento de seus funcionários para responder inbox a seus clientes. Qualquer palavra interpretada incorretamente pode gerar print screen e posts descontentes, que queimam o filme de sua marca.
Poste com frequência, mas não exagera
Cuidado para não cansar seus seguidores. A frequência de postagem pode variar conforme o público, mas nunca exagere na quantidade.
Faça apenas posts relevantes
Posts relevantes são aqueles que interessam a seu público-alvo. Ou seja, assuntos cabíveis para sua marca e para seu cliente. Não adianta vender shampoo e postar sobre creme para mãos. Seja coerente.
Direcione-os para seu site com sutileza
Você não deve postar todos os dias com seus produtos e milhares de links enviando para seu site. As redes sociais precisam agir com sutileza. Se o cliente sentir que você está forçando a barra, ele irá "descurtir" a sua página.
Não marque milhares de pessoas nas fotos ou publicações
Marque apenas pessoas ou páginas que achar relevante à postagem. Muitas marcas postam promoções e marcam milhares de pessoas, sendo denunciadas como SPAM ao Facebook, fazendo com que sua página seja banida e perca relevância.
Use Hashtags relevantes
As hashtags são muito importantes para alcançar público segmentado, principalmente no Instagram e no Twitter (leia mais em: https://suba.me/blog/hashtags/).
Obtenha mais curtidas e engajamento
Empresas como a SubaMe oferecem serviço de compra de curtidas e podem deixar seu perfil mais relevante e importante em seu meio. A empresa trabalha com Instagram, YouTube, Twitter e Facebook. Para saber mais, acesse o site: https://suba.me/.