PUBLICIDADE

DINO

Alunos demandam mais tecnologia na sala de aula, diz pesquisa da Quizlet

26 jun 2017 - 19h01
Compartilhar
Exibir comentários

As escolas brasileiras deveriam usar mais ferramentas tecnológicas na sala de aula para ajudar os estudantes a manterem o foco, compromisso e motivação. Segundo a nova pesquisa da Quizlet, plataforma de aprendizagem online gratuita, 74% dos alunos utilizam a tecnologia para estudar todos os dias em casa, mas apenas 37% deles podem usar na sala de aula todos dias. O levantamento foi realizado como um questionário com mais de 1.200 respondentes brasileiros através do site da Quizlet.

Foto: DINO

Está cada vez mais claro que a tecnologia e a aprendizagem combinam. O futuro da educação no Brasil está se direcionando para formas mais colaborativas com ferramentas como a Quizlet, em que os alunos e professores criarem e compartilharem seus próprios flashcards, jogos e testes, permitindo uma nova aprendizagem colaborativa através de tecnologia.

No entanto, dentro dos portões das escolas brasileiras, onde os alunos estão mais próximos de seus colegas, a situação é diferente. Apenas 37% dos entrevistados disseram que a tecnologia é acessível na sala de aula diariamente, quase 30% a usam menos de uma vez por semana e 15% nunca a usam na escola. De acordo com uma pesquisa recente do IBGE, o principal obstáculo para uma maior aceitação da tecnologia é a falta de infraestrutura. Enquanto mais de 70% dos estudantes do setor público têm acesso à Internet na escola, há uma média de um computador para cada 34 alunos. Felizmente, um relatório do IPEA descobriu que quanto menos infraestrutura um professor brasileiro tem acesso, mais inovador e criativo ele é na integração da tecnologia na sala de aula. Sendo assim, os professores devem ser apoiados na busca de soluções criativas para levar a tecnologia à sala de aula e aproveitar o que têm disponível, como rádio, SMS e smartphones. Repositórios onlines de ferramentas de baixo custo e alta qualidade tem sido um fator impulsionador a esses professores.

"Nossa pesquisa mostra que existe uma clara necessidade e desejo de ferramentas como a Quizlet nas escolas brasileiras, onde a maioria dos alunos usa a tecnologia todos os dias fora da escola, mas menos da metade usa dentro da sala de aula", comenta Matthew Glotzbach, CEO da Quizlet.

A Quizlet quer ajudar a capacitar esses professores, além de atender às necessidades dos estudantes brasileiros. Com sede em São Francisco, a empresa lançou a versão em português da plataforma no início deste ano, que é totalmente gratuita e não depende de muita infraestrutura ou laboratórios de informática. O aplicativo é especialmente projetado para funcionar offline, permitindo o acesso mesmo em locais de baixa conectividade. "Entendemos os desafios de integrar a tecnologia nas escolas, com o acesso à banda larga como primeiro passo, seguido pela adoção de novas ferramentas e novas tecnologias", completa Glotzbach.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade