PUBLICIDADE

DINO

Aluno do Instituto Alpha Lumen é destaque no concurso de astronomia do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA)

25 dez 2018 - 16h28
Compartilhar
Exibir comentários

As escolas dos estudantes vencedores receberão a visita de um astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), que irá proferir uma palestra sobre o LNA e o Telescópio SOAR, além do objeto astronômico escolhido. O Telescópio SOAR (SOuthern Astrophysical Research Telescope) tem abertura de 4,2 metros e foi projetado para produzir imagens de qualidade melhor que as de qualquer outro observatório do mundo em sua categoria. Está situado em Cerro Pachón, uma montanha dos Andes Chilenos com altitude de 2.700 metros acima do nível do mar. Foi financiado por um consórcio entre o Brasil (representado pelo MCTIC), o National Optical Astronomy Observatory (NOAO), a Universidade da Carolina do Norte (UNC) e a Universidade Estadual de Michigan (MSU).

O Brasil é o parceiro majoritário, com direito a 31% do tempo de observação. O Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTIC) é o escritório brasileiro do Telescópio SOAR, sendo responsável pelo gerenciamento do acesso dos astrônomos brasileiros e pelas operações científicas do nosso tempo. Foram 170 propostas, sendo 125 do Ensino Fundamental II e 45 do Ensino Médio e todos os estudantes receberão certificado de participação. O processo de julgamento é feito por etapas e as identidades dos participantes são reveladas somente ao final, quando já nomeados os vencedores.

Na primeira etapa foram selecionadas as propostas cujas justificativas da escolha do objeto foram bem redigidas, com argumentos científicos e pessoais. Cada membro da Comissão Julgadora selecionou as dez melhores propostas de objeto interessante cientificamente com justificativa bem escrita, bem pesquisada e com argumentos originais, de cada categoria. Já na segunda foi feita a classificação das propostas mais bem indicadas pelos membros da comissão que analisaram cada categoria.

O aluno João Felipe, ensino fundamental do 8º ano foi o único representante do Instituto Alpha Lumen e avançou de fase. O objeto escolhido foi Galáxia do Sombrero (Messier 104 ou NGC 4594): "Escolhi como objeto de estudo a Galáxia do Sombrero, o M104, que é uma das galáxias mais bonitas que eu já pesquisei, ela não tem cores vivas como azul, roxo, rosa, mas cores escuras como o cinza, o que me remete à solidão e tristeza. Como adolescente, me identifico um pouco com a ideia melancólica de uma galáxia mais escura, porque também é possível haver beleza no mistério dos tons menos brilhantes", comentou o jovem aprendiz de cientista que aprendeu a manusear os programas Stellarium Astronomy Software e o SIMBAD durante o processo.

A proposta do aluno foi selecionada para a segunda rodada em que ficou entre as 22 melhores do Ensino Fundamental, mas não para a terceira e última fase. Ipe, como é conhecido pelos colegas, tornou-se um aprendiz da Alpha e mais sonhos foram incorporados, hoje ele sonha em ser astrofísico.

Motivo de orgulho para a Diretora-Fundadora do IAL Nuricel Villalonga Aguilera que além de física, também é astrônoma, "incentivamos a garotada a participarem das Olimpíadas, não somente da OBA, mas também da Mostra de Foguetes e tantas outras atividades. Neste concurso tivemos um representante dedicado e recebemos com felicidade o resultado do concurso", comentou Nuricel.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade