PUBLICIDADE

Alimentação saudável traz benefícios e previne doenças da visão

Quanto maior a variedade de cores dos alimentos presentes no prato, melhor para a saúde dos olhos

29 mar 2019 18h13
| atualizado em 1/4/2019 às 11h02
ver comentários
Publicidade

Celebrado anualmente no Brasil no dia 31 de março, o Dia da Saúde e Nutrição tem como objetivo alertar a todos sobre a importância da boa alimentação para a saúde. Adotar uma dieta equilibrada, com nutrientes e evitar excesso de carboidratos, gordura trans, carne vermelha, embutidos, sal e açúcar, por exemplo, são recomendações que devem ser seguidas sempre. E se a alimentação saudável é fundamental para uma melhor qualidade de vida, o bom funcionamento ocular não foge à regra, já que a ingestão de vitaminas e minerais adequados são fundamentais para uma boa visão. De acordo com o Dr. Eduardo Rocha, médico do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), empresa do Grupo Opty, pensando exclusivamente na saúde ocular, é possível, sim, ingerir alimentos que contribuem para enxergar bem. "Quanto maior a variedade de cores dos alimentos presentes no prato, melhor para se manter a saúde dos olhos. Alimentos de cor laranja, como a cenoura e a abóbora, são excelentes opções para turbinar a visão. Eles são ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que protege contra Inflamações das pálpebras (terçol, calázio), ressecamento da conjuntiva e córnea, e baixa qualidade da visão noturna (cegueira noturna)", explica o Dr. Rocha.

Foto: DINO / DINO

Apostar nas folhas verdes, como espinafre e couve, e também na ingestão de ovos pode ajudar a prevenir problemas de visão relacionados à idade, como a catarata e a degeneração macular. "Esses alimentos são ricos em luteína e zeaxantina, antioxidantes que, além de protegerem os olhos contra essas patologias, ajudam a melhorar o aumento do alcance visual", afirma o oftalmologista, que aponta ainda para os benefícios das frutas vermelhas e cítricas, como laranjas, acerolas e morangos. "Fontes privilegiadas de vitamina C e antioxidantes, elas têm papel fundamental na prevenção de doenças oculares e progressão de doenças já instaladas, como a catarata", ressalta o médico do HOB.

Ricos em Ômega-3, os peixes de água salgada também devem ser incluídos na dieta, principalmente salmão, atum, truta, anchovas e cavala. "Ômega-3 são ácidos graxos poliinsaturados e essenciais, pois o ser humano não o sintetiza, apenas o obtém da dieta ou suplementação. Como tem uma ação na 'modulação da inflamação', tem sua utilidade como coadjuvantes no tratamento da Síndrome do Olho Seco", afirma o médico. E por falar em olho seco, a ingestão de nozes e óleo de linhaça também podem auxiliar no controle dos sintomas. "Lembrando que, além de adotar uma dieta rica nesses tipos de alimentos, é importante sempre consultar um especialista para fazer o diagnóstico e os tratamentos indicados", conclui o Dr. Eduardo Rocha.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. No formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas, mantendo o foco no exercício da medicina.

Atualmente, o Grupo Opty é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando oito empresas oftalmológicas, 1400 colaboradores e 400 médicos oftalmologistas. O Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), o Instituto de Olhos Villas (BA), o Hospital Oftalmológico de Brasília, o Grupo INOB (DF), o Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), o Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC) e o HCLOE (SP) fazem parte dos associados, resultando em 19 unidades de atendimento



Website: http://www.hobr.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Publicidade
Publicidade