PUBLICIDADE

DINO

Acesso à internet cresce, mas um em cada quatro brasileiros ainda permanece desconectado

11 ago 2020 - 12h39
Compartilhar
Exibir comentários

A internet é uma ferramenta facilitadora que se tornou indispensável na vida de inúmeros brasileiros. Utilizado diariamente nos setores de educação, profissional e lazer, esse meio tecnológico é uma fonte infinita de informação.

Sanar dúvidas, adquirir conhecimento e se comunicar, por exemplo, nunca foi tão fácil. Entretanto, mesmo que corriqueiro na vida de grande parte da população, o acesso à internet ainda não pertence à realidade de milhões de brasileiros.

Indivíduos (des)conectados

De acordo com a Agência Brasil, embasada nos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro brasileiros ainda permanece desconectado. Isso significa que 25% da população não possui acesso à internet. Essa porcentagem pode parecer irrelevante quando comparada aos outros 75%, porém representa 46 milhões de indivíduos, entre os quais, majoritariamente, são da área urbana, pertencentes às classes sociais mais baixas, e residentes da zona rural.

O cenário exibido é provocado por várias razões, principalmente devido às dificuldades para adquirir o serviço. Em contrapartida, segundo o G1, de 2018 para 2019, o número de pessoas conectadas cresceu 4% e, pela primeira vez, mais da metade das classes D e E, assim como dos moradores das áreas rurais, possui acesso à internet no Brasil.

Tipo de conexão

A Agência IBGE afirma que há uma tendência de crescimento em relação ao número de usuários, tanto da banda larga móvel (3G/4G), que ainda mantém a liderança (80,2%), quanto da fixa (75,9%). Simultaneamente, o uso de conexão discada é próximo a zero, tornando-se cada vez mais insignificante para a população.

Do mesmo modo, o site destaca duas situações atípicas sobre o tipo de conexão consumida nas residências em duas regiões do país. No Norte, apenas 53,4% dos domicílios consomem internet de banda larga fixa, contrariando as demais regiões em que o percentual está entre 74,7% e 78,5%. Enquanto no Nordeste, destoando também da realidade brasileira, a utilização de banda larga fixa é superior à da móvel.

Dificuldade de acesso

Mesmo que o cenário pareça promissor, em consequência do crescimento do uso da rede, o acesso à internet ainda não é viável para parte da população, em virtude de razões como:

Áreas remotas

Há ainda muitos locais sem acesso à internet no Brasil, já que existe a dificuldade de fazê-la chegar a zonas mais distantes, principalmente em decorrência da ausência de serviços disponíveis; assim, os moradores de determinadas regiões não conseguem sequer contratar um pacote de web.

Inconveniência financeira

Para muitas famílias, pagar por um serviço de internet é financeiramente inviável, uma vez que é essencial priorizar as necessidades básicas, como a alimentação, moradia e saúde. Ademais, os preços dos aparelhos eletrônicos para acessá-la são, geralmente, elevados. Essa realidade se aplica inclusive ao celular, que é o meio mais barato e utilizado para o acesso. Tablets e notebooks estão ainda mais longe do orçamento.

Analfabetismo digital

Enquanto crianças de todas as idades estão imergindo no mundo digital, muitos indivíduos, especialmente os de outras gerações ou os mais despreparados, possuem extrema dificuldade em utilizar não só a internet, mas os próprios dispositivos para o acesso. Desse modo, muitos desistem ou acreditam ser desnecessário contratar um pacote.

Um direito social

A internet revolucionou o mundo das notícias e tornou-se um meio importante de conhecimento. Por isso, toda a população deve ter o direito de acessá-la, a fim de propagar o aprendizado e combater a desinformação.

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que se preocupa em oferecer conteúdo relevante dos mais diversos segmentos, garantindo qualidade em suas publicações e informando o seu público da melhor maneira.

Website: http://universodenegocios.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade