PUBLICIDADE

DINO

Abelhas ensinam humanos a inovar na comunicação visual: o honeycomb board

14 mai 2019 - 13h09
Compartilhar
Exibir comentários

Além da produção de mel e polinização de flores, abelhas são conhecidas por serem grandes engenheiras. Mais uma vez este elemento da natureza inspirou humanos para o desenvolvimento de algo inovador. O honeycomb board é um material ainda pouco usado no Brasil, mas que tem conquistado espaço nos mercados europeu e americano.

Foto: DINO / DINO

Segundo a empresa de pesquisas MarketsandMarkets™, em relatório sobre o market share de produtos com core em honeycomb, o mercado mundial foi avaliado em USD 1,87 bilhões em 2016 e tem projeção para atingir USD 3,21 bilhões até 2022. Essa pesquisa classifica os mercados de honeycomb por tipo de material, sendo um deles o de papel.

Também chamado no Brasil de placa Ecoboard, Placa Estruturada ou Painel Colmeia, é um material fabricado em papel Kraft. A estrutura interna lhe confere o nome de "honeycomb", ou colmeia, traduzindo para o português. A seguir, é possível conferir suas possibilidades de aplicação no mercado, vantagens e informações técnicas.

Os painéis colmeia são ideais para aplicação em produtos de uso interno e em áreas secas, tais como:

  • Displays
  • Totens
  • Móveis (mesas, cadeiras, estantes)
  • Estandes de feiras
  • Elaboração de paredes e forros
  • Placas de sinalização
  • Painéis com impressão
  • Cenários
  • Ambientação de eventos
  • Portas e divisórias

Confira aqui galerias de fotos com peças em honeycomb board.

O que é Honeycomb Board (Painel Colmeia)

Honeycomb board é uma placa estruturada com preenchimento interno que utiliza papel Kraft em sistema colmeia, imitando o formato das colmeias de abelhas. Esse sistema proporciona alta rigidez e estabilidade estrutural, conferindo ao material grande ganho de resistência.

O preenchimento é revestido em papel Kraft de alta gramatura, o qual pode ser pardo ou branco, o que permite diferentes acabamentos de impressão. As placas recebem tratamento de superfície para terem menor absorção à umidade e suportarem alta qualidade de impressão (receber maior carga de tinta sem danos à peça).

Vantagens do Painel Colmeia

No ramo de comunicação visual, o honeycomb board é um facilitador para criação de peças difíceis de serem desenvolvidas em materiais menos flexíveis como o MDF, PVC ou alumínio.

A facilidade de corte e montagem das peças finais gera economia no custo de frete e manuseio. O material permite construir estruturas robustas e, no entanto, leves e de fácil transporte e instalação.

O painel colmeia pode receber alta qualidade de impressão, apesar de fabricado em papel, devido ao já mencionado tratamento especial que recebe na superfície.

Finalmente, outra característica é a sustentabilidade. O material é 100% reciclável e, com isso, facilita o descarte, resguarda a natureza e aumenta o envolvimento empresarial com a causa ambiental.

Resumo das vantagens do Honeycomb Board:

  • Versátil, leve e extremamente resistente
  • Facilidade para criação de peças difíceis
  • Economia no custo de frete e manuseio
  • Facilidade de corte e montagem
  • Alta qualidade de impressão
  • 100% reciclável
  • Fácil descarte

Quem e para que se pode usar o Honeycomb Board

Com a proposta de ser um material versátil, os desenvolvedores clamam aplicabilidade nos mais diversos segmentos da indústria e comunicação visual.

No mercado de cenografia, é utilizado para fabricar cenários completos. Oferece usos como confecção de paredes, portas, construções estruturais e móveis como mesas, cadeiras e estantes. Clique aqui para ver exemplos.

A novidade também atende a indústria de montagem de stands para feiras e eventos. As placas estruturadas são usadas para construção de estandes inteiros, com apelo ecológico e, inclusive, mobiliário sustentável. Traz benefícios para o meio ambiente e o marketing corporativo. Ver exemplos de fotos aqui.

Outra aplicabilidade é a fabricação de pontos de venda (PDV) inteiros. É possível construir quiosques indoor inteiros para ações de marketing atrativas, com baixo investimento e alto potencial de engajamento do público e compartilhamento em redes sociais.

O Honeycomb Board também pode ser usado na elaboração de peças de comunicação visual em geral, como displays, expositores, ambientação de eventos, sistemas de sinalização, painéis impressos, banners e a indústria de impressão digital como um todo.

Principais características técnicas

As placas estruturadas são fabricadas em papel Kraft e estão disponíveis no mercado no tamanho padrão 1,22 x 2,44 metros com espessura 12mm, 16mm ou 25mm.

A resistência é de 5 toneladas por m², com núcleo rígido e resistente a amassados.

O papel utilizado nas placas provém de processo de reciclagem e a cola é orgânica, o que faz com que o material seja todo ecologicamente correto e 100% reciclável.

Existe a possibilidade de fabricação em formatos especiais, porém com possível ônus de custo e prazo de entrega dependendo do fabricante.

Resumo

O Honeycomb Board é também conhecido como Ecoboard, Placa Estruturada ou Painel Colmeia. Um material fabricado totalmente em papel Kraft com preenchimento em um sistema que o confere alta resistência, rigidez e estabilidade estrutural.

Pode ser utilizado nos mais diversos mercados como cenografia, produção de stands em feiras, ambientação de eventos, mobiliário e peças de comunicação visual como displays, expositores e sinalização.

O material foi desenvolvido para aguentar toneladas por m² e resistir a amassados. Peças montadas, como displays, serão capazes de suportar e expor muitos quilos, de acordo com o planejamento estrutural da peça. Por exemplo, é possível fazer um display de chão em supermercado para expor garrafas cheias com segurança.

Outra característica que recebe destaque é o fato de ser um material 100% reciclável e, portanto, ecofriendly. Os desenvolvedores propõem que esta sustentabilidade é benéfica para o meio ambiente e também para o marketing corporativo.

O painel colmeia ainda está ganhando mercado no Brasil e já existem fornecedores para trabalhar com ele. Instalada no Rio de Janeiro, a Fullworks é uma fábrica de comunicação visual que executa projetos em Honeycomb Board. Clique aqui para saber mais.

Website: https://fullworks.net.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade