PUBLICIDADE

DINO

A tradição do pendura, comemore o Dia do Advogado

9 ago 2016 - 16h22
Compartilhar
Exibir comentários

Certamente você já comemorou o Dia do Advogado em algum bar, com os amigos de faculdade ou de escritório, tomando alguns bons drinks e compartilhando petiscos. Se você ainda não o fez, sempre há tempo de enaltecer uma das profissões mais tradicionais do mundo! E a Tecno 2 comemora junto com você!

Foto: DINO

A história do Dia do Pendura

Tradição que se iniciou no Primeiro Império no Brasil (1822 - 1831), o dia 11 de Agosto é conhecido como Dia do Pendura ou Dia do Advogado, e é comemorado em todo o Brasil pelos estudantes e profissionais do Direito. Mas você sabe o motivo da data?

No dia 11 de Agosto de 1827, Dom Pedro I, Imperador, criou os dois primeiros cursos de Direito, um em Olinda (Mosteiro de São Bento), outro em São Paulo. A profissão de advogado sempre foi dotada de um enorme prestígio na sociedade, e nos tempos de império, ter um advogado ou estudante de Direito em seu estabelecimento era uma grande honra para os proprietários.

Por isso, os donos de bares e restaurantes da época convidavam esses profissionais para comemorar a data em seus estabelecimentos sem pagar a conta, como uma espécie de homenagem. Era costume que, ao final, os advogados discursassem como forma de agradecimento ao convite, e fizessem a promessa de que voltariam ao estabelecimento para pagar a conta quando formassem!

O Dia do Advogado atualmente

"Senhor garçom, tire a conta da mesa e coloque o sorriso no rosto. Seria muita avareza cobrar do 11 de Agosto". Essa era a música repassada por gerações no Dia do Pendura, e até hoje é cantada nos estabelecimentos onde os profissionais comemoram a data. Porém, nem sempre o Dia do Advogado é motivo de comemoração para os bares e restaurantes.

Atualmente, o Brasil tem mais de 1.000 cursos de Direito espalhados pelo país. O volume de profissionais no mercado inviabiliza a tradição, e é motivo até mesmo de confusão em alguns estabelecimentos. Estamos num momento em que o prejuízo de um dia no bar compromete a conta no fim do mês, e quando os estudantes e profissionais de Direito se recusam a pagar a conta, os proprietários consideram inclusive chamar a polícia.

Para evitar tais constrangimentos, o Dia do Pendura vem mudando sua característica, adotando novas formas de comemorar o Dia do Advogado! Algumas empresas e faculdades já fazem o pendura solidário, cada um à sua forma. Entre as ações, está a arrecadação de alimentos ou agasalhos e a doação do dinheiro relativo ao que seria a conta do bar para as instituições de caridade.

Outras adotam o "pendura honesto", em que combinam um valor abaixo do praticado com o proprietário e pagam pela conta em cima do valor combinado. É uma forma de não dar prejuízo aos bares e restaurantes, sem deixar de manter a tradição.

A Tecno2 também não ficará de fora da ação solidária no Dia do Pendura!

A Tecno2 comemorando com você, advogado!

Reverenciando a tradição do Dia do Pendura, nós embarcamos no espírito grátis para comemorar com você! Entre os dias 11 e 17 de Agosto de 2016, todo advogado que fechar o contrato de utilização do sistema tecnoJURIS, ganha um mês grátis de utilização do sistema.

A Tecno2 tira a conta da mesa, coloca o sorriso no rosto e te parabeniza pelo 11 de Agosto!

Aproveite a oportunidade!

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade