5 eventos ao vivo

A influência da análise do formato de rosto, como ferramenta de visagismo, para a escolha do melhor corte de cabelo ou desenho de barba

19 dez 2019
13h51
atualizado às 13h52
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Não é de hoje que os homens estão se preocupando mais com a aparência. O que no passado era algo isolado, hoje é comum entre homens de variadas idades e classes sociais: a preocupação com a aparência.

Foto: Acervo particular / DINO

E não se trata apenas de beleza, mas sim de bem-estar e autoestima. Algo que cria mais possibilidades inclusive no mercado de trabalho, já que cada vez mais é necessário parecer bem e saudável, além de estar bem e saudável. Neste momento uma das primeiras dúvidas que surge é se o corte dos cabelos ou o formato da barba são os mais adequados ao tipo físico, formato de rosto, estatura, etc.

O visagista é o profissional mais indicado para orientar cada pessoa a respeito do que é o ideal de acordo com todas as suas características e necessidades.

Estudar os formatos de rosto e o que é melhor para cada caso, é uma das etapas que os profissionais visagistas, utilizam na consultoria de visagismo, que é um recurso que permite identificar, entre muitas outras coisas, o melhor corte, melhor desenho de barba ou melhor design de sobrancelhas para cada pessoa.

Leo Costa, visagista e mestre em hospitalidade, que recebe seus clientes no espaço Beleza Personalizada, junto ao TocaHair em São Paulo, afirma que "o visagismo é sim bastante complexo e completo, mas algumas ferramentas são fáceis de se utilizar e qualquer pessoal pode tentar em casa, ajudando a decidir sobre qual corte fazer, qual desenho de barba ou se aceita ou não a sugestão de "limpar" as sobrancelhas".

O primeiro passo é encontrar o formato do rosto. Para isso analise a curva criada pelo osso da mandíbula, prestando atenção se ela se posiciona acima ou abaixo da linha da sua boca.

O segundo passo é identificar onde está o osso zigomático (maçã do rosto). O terceiro passo é encontrar o osso temporal (temporas). Em seguida deve ser traçada uma linha imaginária entre estes três pontos.

A linha imaginária criada entre estes pontos mostra parte de uma figura geométrica formada.

Se a curva da mandíbula está abaixo da linha da boca, trata-se de um formato com base horizontal. Se está acima da linha da boca, trata-se de um formato de base triangular ou circular.

Se as linhas imaginárias entre o osso zigomático e a curva da mandíbula e entre o zigomático e a osso temporal forem verticais, trata-se de um formato de rosto com lateral reta, possivelmente um retângulo ou quadrado.

Se estas linhas forem inclinadas, pode ser um rosto triangular, losangular (diamante) ou hexagonal. Já se estas linhas do rosto forem circulares, trata-se de um formato de rosto oval ou redondo.

A professora e pós-graduanda em visagismo Debora Belissi reforça que "conhecer o formato de rosto é apenas o primeiro passo, mas já ajuda a decidir sobre qual corte ou barba terá mais harmonia no seu visual. O trabalho do profissional visagista vai além de criar harmonia. O objetivo principal é criar o impacto que cada pessoa precisa com o seu visual, sem deixar de ser esteticamente bonito e harmônico, agradável ao olhar".

Para se obter um resultado pleno e completo, é essencial a consultoria de um bom visagista, mas para as pessoas que buscam apenas a parte estética, em geral, para o rosto masculino, o mais comum é buscar o formato retangular, que vai transmitir mais força e segurança. Sendo assim, para encontrar o melhor corte de cabelo ou desenho de barba para cada formato de rosto, seguem as principais características:


Para o rosto oval

É um formato de rosto que tem equilíbrio estético, sendo bastante flexível. Permite vários cortes e barbas diferentes. É interessante evitar franja cobrindo a testa. A barba pode ser feita com linhas horizontais e verticais com um pouco de volume.

Para o rosto redondo

Aqui é bem importante valorizar o uso dos topetes, a fim de alongar o rosto. Assim como as costeletas, que podem ser um pouco mais longas, mas não volumosas.

Para o rosto triangulo invertido

Opte por barbas com volume nas laterais, a fim de preencher a parte inclinada da mandíbula. O corte deve evitar o volume nas laterais. O degradê nas laterais é uma boa opção.

Para o rosto losango (diamante)

A parte da barba é o mesmo que o rosto triangular. Já na parte do cabelo, é importante preservar volume nas laterais.

Para o rosto retangular

Como em geral o que se pretende é o formato retangular, pode explorar as linhas retas nos cortes e na barba, mas sem levantar demais o topete ou deixar a barba longa demais.

Para o rosto quadrado

Este formato é parecido com o retangular, mas é um pouco mais baixo, por isso, neste caso é bem-vindo o uso da barba longa e dos topetes.

Para o rosto hexagonal

Para este formato é possível explorar cortes com volume nas laterais. A barba também pode ter volume nas laterais e pouco comprimento.

Harmonizar o corte dos cabelos e o desenho da barba ao formato do rosto é apenas uma das possibilidades que o visagismo moderno proporciona. Léo Costa, visagista, gestor e educador, lembra que "as possibilidades trazidas pelo visagismo são recursos que permitem parametrizar e definir claramente o que é melhor para cada pessoa, com projetos de roupas, acessórios, cabelos, barba, sobrancelhas e tantos outros que proporcionam um aumento considerável em bem-estar, autoestima e até mesmo em produtividade".

Com a possibilidade de realizar as consultorias presenciais ou até mesmo à distância, com o auxílio das tecnologias, cada vez mais os homens se beneficiam da consultoria de visagismo.

A consultoria pode ser realizada completa, abrangendo diversos projetos, conforme a necessidade do cliente, ou de forma fracionada, de modo a atender as necessidades pontuais, como a escolha de um novo par de óculos, um novo corte de cabelos, um novo estilo de barba, a análise cromática, etc.

"Se você tem dúvidas sobre qual o melhor corte ou a melhor barba para o seu estilo ou o seu formato de rosto, a orientação de um profissional visagista é uma excelente alternativa para lhe ajudar a encontrar o ideal", lembra Léo Costa, visagista e mestre em hospitalidade, que realiza as consultorias de seus clientes através da internet, com o auxílio das tecnologias, e também de forma presencial, no espaço Beleza Personalizada, junto ao salão de beleza Toca Hair, na cidade de São Paulo.



Website: http://www.beelzapersonalizada.com.br

Veja também:

Carros batem e mulher fica ferida no Bairro Santa Cruz em Cascavel
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade