PUBLICIDADE

DINO

4ª Grande Exposição Universo Cerâmico 2019

22 mai 2019 - 08h45
Compartilhar
Exibir comentários

De 1 a 15 de junho, 0 Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apresentará um acervo com mais de 100 obras, todas concebidas com técnicas da Arte Cerâmica, reunindo nomes consagrados e novos talentos do Brasil e do mundo. O Projeto Universo Cerâmico foi idealizado pela artista plástica e curadora, Eliana Tsuru, e este ano chega à sua quarta edição. "É um evento realizado com recursos próprios, por intermédio dos valores arrecadados entre os participantes. A Arte Cerâmica praticada no Brasil vem emergindo com força total. Porém, empresários, investidores e instituições ainda não detectarem o valor do segmento, inserido nas Artes Plásticas. Conseguimos reunir diversos artistas, que adotam estilos variados. Os critérios para participar são totalmente livres. Cada artista escolhe o tema, acabamentos, técnicas. A única exigência é utilizar a cerâmica artística como suporte", afirma.

Foto: Alberto Cidraes / DINO

A ALESP-Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo apoia o evento, concedendo o espaço expositivo e, desde 2017, o acervo é apresentado no Hall Monumental. De acordo com a curadora, Eliana Tsuru, em todo o mundo, a Arte Cerâmica preserva seus aspectos artísticos e é valorizada por museólogos e galeristas. No Brasil, o segmento começa a se desprender dos moldes artesanais e utilitários, vislumbrando a obra dentro do conceito estético e plástico. O projeto destaca a o atual nível de qualidade artística e técnica, onde todos exploram o inusitado que o material cerâmico pode oferecer, desenvolvendo trabalhos de diferentes dimensões e estilos.

Este ano, Alberto Cidraes, consagrado artista e pioneiro na introdução da cerâmica de alta temperatura, em Cunha/SP, é o artista homenageado. "Buscamos, com a iniciativa, consagrar o talento artístico, criando um vínculo entre nomes consagrados com artistas iniciantes. O paralelo traçado entre ambos revela a grandiosidade da Arte Cerâmica, e o quanto esta modalidade não impõe limites para a criatividade de seus seguidores", destacou Eliana.

A seu ver, um evento deste nível cria oportunidades para o artista apresentar sua obra para o grande público, expondo o talento brasileiro nesta categoria das Artes Plásticas.

Cada artista pode participar com duas obras, sendo utilitárias, objetos decorativos, painéis, instalações ou esculturas ou objetivos, produzidos em baixa ou alta temperatura, raku modelagem manual ou em torno. Todo o acervo será avaliado por um júri formado por artistas, críticos e especialistas em Artes do Fogo e Artes Plásticas.

Desde seu lançamento, em 2016, a Exposição Universo Cerâmico visa premiar os artistas, em três classificações: primeiro, segundo e terceiro lugares. Foi no ano passado que a curadoria do projeto decidiu ampliar as premiações, criando seis categorias: Modelagem, Alta Temperatura, Baixa Temperatura, Escultura e Pintura em Cerâmica, além do Grande Prêmio Universo Cerâmico, na categoria geral, sempre com primeiro, segundo e terceiro lugares. Todos os premiados recebem troféus para a categoria geral, e medalhas para as demais categorias, além de medalhas de menção honrosa e certificados para todos os participantes.

A cerimônia de abertura oficial da exposição e de premiações acontecerá no dia 5 de junho, a partir das 19 horas, no auditório Paulo Kobayashi - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, reunindo todos os artistas participantes, juri, autoridades, imprensa e demais convidados.

Proposta surgiu em 2016

O projeto de Eliana Tsuru, começou em 2016, com a I Exposição Universo Cerâmico, com o objetivo de reconhecer, valorizar e premiar os melhores trabalhos inscritos. Na ocasião, Máyy Koffler figurou como a artista homenageada. Em 2017, a homenageada foi Kimi Nii, seguida de Francisco Brennand, como homenageado em 2018.

Eliana Tsuru é curadora, artista plástica e ceramista, formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie. Tem especialização em pintura com baixo esmalte (Duncan University e Mayco). Ministrou aulas na Belas Artes, MuBE-Museu Brasileiro da Escultura, Banco Central e atualmente em seu atelier, instalado na região da Vila Mariana, São Paulo/SP.

IV Exposição Universo Cerâmico 2019

Curadoria de Eliana Tsuru

Apoio: Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputada Estadual Maria Lucia Amary, SINAP-ESP/AIAP/UNESCO (Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos / International Association of Art), Cia Arte Cultura - Marketing Artístico, All Visual Arts, Arte Brasil Materiais, Casa do Ceramista-Curitiba/PR, CCC-Centro de Cultura Cerâmica, Chave de Luxo, Corbam Cerâmicas, Fornos Skutt/Importadora Eda, Jornal Sem Fronteiras, Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono, Restaurante Dona Dita-Cunha/SP, Revista Mão na Massa, Risi - Produtos Cerâmicos, Paschoal Giardullo Massas EPP, Pousada Viajantes do Tempo-Cunha/SP e Zeramics.

Coquetel de abertura e cerimônia de premiação: Auditório Paulo Kobayashi

Data: 5 de Junho de 2019 (quarta-feira) - das 19 às 21h30

Período para visitação: 1 a 15 de junho - De segunda a sexta-feira - das 9 às 20 horas

Local: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Parque do Ibirapuera - São Paulo/SP

Estacionamento no local

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade