PUBLICIDADE

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: O desafio de atletas sobre direitos e inclusão

O Ministério do Esporte, junto à Secretaria Nacional de Paradesporto, escutou a história de três atletas da paracanoagem, da paraescalada e do parabadminton

3 dez 2023 - 16h55
Compartilhar
Exibir comentários

Não há limites para quem tem determinação, e nada melhor do que o esporte para provar isso. No dia 3 de dezembro se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data institucionalizada pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. O dia é para reflexão e conscientização de direitos para as pessoas com deficiência. O Ministério do Esporte, junto à Secretaria Nacional de Paradesporto, escutou a história de três atletas da paracanoagem, da paraescalada e do parabadminton.

(
(
Foto: Mariana Raphael/MEsp / Perfil Brasil

"A gente tem que ser mostrado como uma pessoa normal, a gente tem que ter todos os direitos de uma pessoa maior tem que ter, que uma pessoa que anda tem que ter, porque a gente sofre muito. Tem lugares que não aceitam a gente, que não aceitam um cadeirante porque ele não consegue entrar lá. A gente tem que normalizar isso para que todos os lugares sejam acessíveis a todas as pessoas, isso que tem que ser normal", diz Maria Eduarda de Castro Souza, de 12 anos. Ela tem nanismo e pratica o parabadminton desde os 11.

"O esporte mentalmente me explicou que não existem só vitórias na sua vida, que uma hora você vai ter que perder, para você depois ganhar. E fisicamente ele me deixou mais forte, mais ágil. Ele me ensinou a ter dignidade, e quando eu entro numa quadra eu me sinto uma pessoa normal, eu não me sinto uma pessoa com nanismo", diz Duda. Ela treina com o pai, Rennê, e descobriu o esporte depois que uma tia postou uma foto com ela. O treinador a viu e a chamou para fazer parte do time. No último brasileiro, ela conquistou uma medalha de ouro na simples e duas de bronze, na dupla mista e na dupla feminina.

Leia a matéria completa no site do Ministério do Esporte.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade