PUBLICIDADE

Coronavírus

Um dia antes de reabertura, mortes aumentam na Espanha

Governo espanhol irá permitir que algumas empresas possam reabrir, seguindo protocolos rígidos, a partir desta segunda (13).

12 abr 2020 - 12h43
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Madri, Espanha 31/3/2020 REUTERS/Susana Vera
Madri, Espanha 31/3/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

O número de mortes por coronavírus na Espanha aumentou neste domingo pela primeira vez em três dias, enquanto algumas empresas se preparam para reabrir após o relaxamento das rigorosas medidas para contenção da Covid-19 no país.

O número de mortes por coronavírus na Espanha subiu para 16.972 neste domingo, ante 16.353 no dia anterior, um aumento de 3,79% segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Um total de 619 pessoas morreram da doença, acima dos 510 óbitos registrados no dia anterior. O aumento ocorreu neste domingo após uma série de quedas.

Já o número total de casos registrados subiu para 166.019, frente a 161.852 no sábado, um crescimento de 2,57%, inferior à elevação de 3,08% no sábado.

Medidas rigorosas de contenção ajudaram a reduzir a taxa de mortalidade que atingiu o pico no início de abril, e o número de mortos registrado no sábado foi o mais baixo em 19 dias, enquanto o aumento nos casos caiu aproximadamente pela metade na comparação com a semana anterior.

Todos os trabalhadores não essenciais foram instruídos a ficar em casa, mas o governo planeja voltar na segunda-feira às medidas menos rigorosas que estavam em vigor até 27 de março, permitindo que algumas empresas retomem suas atividades.

A medida suscitou preocupações sobre um possível retorno do surto da epidemia, que causou mais mortes na Espanha do que em qualquer outro lugar, com exceção dos Estados Unidos e Itália.

O presidente da Catalunha, Quim Torra, disse em uma publicação no Twitter que o governo estava ignorando os conselhos científicos a favor de "manter o confinamento total".

Veja também:

O drama das periferias brasileiras em meio à pandemia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade