PUBLICIDADE

Coronavírus

Reino Unido aprova 3ª dose para pessoas com mais de 50 anos

País usará preferencialmente o imunizante da Pfizer

14 set 2021 - 10h50
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Reino Unido aprovou nesta terça-feira (14) a aplicação da dose de reforço de vacinas anti-Covid em pessoas com mais de 50 anos.

Ministro afirmou que alta taxa de vacinação no Reino Unido permite, por ora, não exigir comprovantes
Ministro afirmou que alta taxa de vacinação no Reino Unido permite, por ora, não exigir comprovantes
Foto: EPA / Ansa

O anúncio foi feito pela diretora da Agência Regulatória de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), June Raine, e pelo vice-diretor médico da Inglaterra, Jonathan Van-Tam.

Para o reforço, o Reino Unido usará preferencialmente a vacina da Biontech/Pfizer, mas também autorizou a da Moderna, com intervalo mínimo de seis meses entre a segunda e a terceira dose.

Ambas são fórmulas baseadas no RNA mensageiro (mRNA), uma sequência genética sintética que estimula a produção da proteína spike - espécie de coroa de espinhos do coronavírus Sars-CoV-2 - pelas células humanas, gerando resposta imune.

O cronograma da vacina de reforço começará pelos mais idosos, mas também incluirá pessoas entre 16 e 49 anos com comorbidades e trabalhadores da saúde e de asilos, além de indivíduos que convivem com imunossuprimidos.

Segundo Van-Tam, a vacinação já evitou 112 mil mortes e 24 milhões de casos de Covid no Reino Unido, mas ele advertiu que a pandemia ainda não acabou e que pode haver fases "acidentadas" no próximo inverno europeu.

Diversos países do mundo, como EUA, Brasil, Chile e os da União Europeia, já começaram a aplicar a terceira dose de vacinas anti-Covid, apesar da escassez de imunizantes em nível global.

Na África, por exemplo, apenas 3,7% da população está totalmente vacinada.

"Como responsáveis por um serviço sanitário nacional, estamos fortemente convencidos da necessidade de garantir vacinas a todo o mundo, mas, ao mesmo tempo, temos o dever de fazer o que for melhor para o Reino Unido", justificou Van-Tam.   

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade