PUBLICIDADE

Coronavírus

Reino Unido ainda não atingiu pico da pandemia, diz UE

País registrou quase 190 mil casos de coronavírus e mais de 28 mil mortes até esta segunda-feira

4 mai 2020 - 07h44
(atualizado às 07h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A chefe da agência de controle de doenças da União Europeia disse nesta segunda-feira que o Reino Unido é um dos cinco países europeus que ainda não chegaram ao pico do surto de coronavírus, contrariando o que afirma o governo britânico.

Pessoas usam máscaras de proteção em estação ferroviária em Londres
04/05/2020 REUTERS/Toby Melville
Pessoas usam máscaras de proteção em estação ferroviária em Londres 04/05/2020 REUTERS/Toby Melville
Foto: Reuters

Até 4 de maio, o Reino Unido havia registrado quase 190 mil casos de coronavírus e quase 28.500 mortes. Na Europa, somente a Itália tem mais mortes pela covid-19, doença respiratória provocada pelo coronavírus, até agora.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que retornou ao trabalho na semana passada depois de se recuperar da covid-19, afirmou na quinta-feira que o Reino Unido passou pelo pico da doença e está agora na curva descendente.

Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), declarou a parlamentares europeus que a Bulgária ainda registra um aumento no número de casos, enquanto Reino Unido, Polônia, Romênia e Suécia não registraram "nenhuma mudança significativa nos últimos 14 dias".

Para todos os outros países europeus houve uma queda nos casos, segundo ela. "Até sábado, parece que a onda inicial de transmissão (na Europa) passou seu pico", disse ela a parlamentares em videoconferência.

O ECDC monitora todos os 27 membros da UE, além de Reino Unido, Noruega, Liechtenstein e Islândia.

Veja também:

'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade