Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coronavírus

O que faz a Fiocruz? Por que é importante?

Em depoimento à CPI da Pandemia, Mayra Pinheiro citou a Fiocruz, instituto federal de pesquisa. Saiba mais sobre a fundação.

26 mai 2021 - 18h20
Compartilhar
Exibir comentários
Mayra Pinheiro
Mayra Pinheiro
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O que é a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)?

É uma instituição de pesquisa, ensino e produção de medicamentos. Sua especialidade são as doenças infecciosas que têm impacto na saúde pública. 

A Fiocruz está ligada ao governo federal?

Sim, ela está vinculada ao Ministério da Saúde. Ela foi criada em 1900 porque o governo brasileiro sentiu necessidade de pesquisar e criar ações contra doenças que assolavam o país na época, como a peste bubônica. 

Que impacto a Fiocruz tem no país?

Ela é uma importante instituição de pesquisa e produção de medicamentos desde que foi criada. Com sua ajuda, o Brasil desenvolveu vacinas e medicamentos contra doenças infecciosas como a febre amarela, peste bubônica e doença de Chagas. Esta, aliás, foi descoberta pela Fiocruz no começo do século XX. Atualmente, ela produz a vacina da Univeridade de Oxford e do laboratório Astra-Zeneca contra a covid-19. 

O logotipo da Fiocruz faz referência ao prédio que a instituição ocupa, no Rio de Janeiro, e pode ter confundido Mayra Pinheiro
O logotipo da Fiocruz faz referência ao prédio que a instituição ocupa, no Rio de Janeiro, e pode ter confundido Mayra Pinheiro
Foto: IstoÉ

Quem é Oswaldo Cruz?

Trata-se de um médico, que foi diretor da instituição. Oswaldo Cruz ajudou a eliminar a peste bubônica e a febre amarela no Rio de Janeiro, doenças que acometiam a então capital do Brasil. 

Por que a Fiocruz virou assunto nessa semana?

Por conta do depoimento de Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, à CPI da Pandemia no Senado. Em um áudio apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AC), ela afirmava que havia um "pênis inflável" na sede da Fiocruz, além de "tapetes do Che Guevara". O suposto pênis visto por Pinheiro seria parte do logotipo da entidade. 

Me Explica Me Explica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade