PUBLICIDADE

Coronavírus

Fiocruz fará acordo para produzir IFA da vacina de Oxford

Matéria-prima do imunizante atualmente precisa ser importada da China, o que tem causado atraso na produção

31 mai 2021 - 20h20
(atualizado às 20h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A Fiocruz assina nesta terça-feira, 1, o contrato de transferência tecnológica para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina da AstraZeneca no Brasil. Este passo é essencial para a autonomia do País na fabricação de vacinas contra a covid-19. Atualmente, o IFA necessário à produção do imunizante é importado da China, o que tem causado atrasos na produção.

A assinatura do acordo com a AstraZeneca estava prevista originalmente para acontecer no ano passado, mas sofreu sucessivos atrasos. A última previsão, feita pelo diretor de Biomanguinhos, Maurício Zuma, em março, previa a assinatura para ocorrer até o fim de abril. Em entrevista ao Valor Econômico, Zuma afirmou que, se passasse desta data, haveria atraso nas entregas prometidas.

O contrato de transferência tecnológica para a fabricação do IFA da vacina da AstraZeneca daria autonomia ao Brasil na produção do imunizante
O contrato de transferência tecnológica para a fabricação do IFA da vacina da AstraZeneca daria autonomia ao Brasil na produção do imunizante
Foto: Divulgação/Fiocruz / Estadão

Até o fechamento desta matéria, a Fiocruz não tinha se manifestado sobre um eventual novo cronograma. O cronograma original previa a produção de 110 milhões de doses já com IFA nacional até o fim de 2021.

A adaptação de uma planta em Biomanguinhos especialmente para a produção do IFA já tinha sido concluída, independentemente da assinatura do contrato.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vão participar da cerimônia de assinatura do contrato, em Brasília. De acordo com o site da presidência da República, o evento acontecerá às 17h e contará também com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade