PUBLICIDADE

Coronavírus

Espanha ordena quarentena de 2 semanas para recém-chegados

Medida entra em vigor a partir da próxima sexta-feira

12 mai 2020 - 09h43
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha ordenou a imposição de uma quarentena de duas semanas para todos os viajantes recém-chegados do exterior a partir de sexta-feira na tentativa de conter o coronavírus, agora que o país emerge do isolamento, uma medida que prejudicará uma indústria turística já abalada pela epidemia.

Clientes em supermercado de Madri
25/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Clientes em supermercado de Madri 25/04/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

Dados do Ministério da Saúde mostraram que o número diário de mortes, que na segunda-feira foi de 123, a menor marca em sete semanas, subiu para 176 nesta terça-feira, o que eleva o total a 26.920 - mas a quantidade de casos diagnosticados só aumentou em 594 de segunda para terça-feira e ficou em 228.020, o menor aumento diário em cerca de dois meses.

O coordenador de emergências de saúde, Fernando Simón, disse que, agora que a Espanha conseguiu controlar o surto e está relaxando as restrições à circulação interna, é hora de controlar as pessoas chegando de outros países.

"Em muitos países a transmissão continuará, o maior risco será a importação de casos. Voltaríamos à situação que tínhamos em fevereiro. Temos que fazer esforços de prevenção até outros países chegarem ao nível de controle que conquistamos."

Um decreto oficial publicado nesta terça-feira disse que os viajantes recém-chegados terão que ficar isolados e só poderão sair para comprar alimentos, visitar centros de saúde ou em "situação de necessidade".

Antes das regras novas, os viajantes do exterior tinham que respeitar as restrições gerais, que mantinham as pessoas essencialmente confinadas em casa.

A quarentena será imposta a todas as pessoas que chegarem à Espanha entre 15 de maio e no mínimo 24 de maio, quando o estado de emergência deve terminar.

O decreto pode ser prorrogado juntamente com possíveis renovações do estado de emergência. A Espanha, que está saindo de um dos isolamentos contra o coronavírus mais rigorosos da Europa, já renovou as restrições quatro vezes desde meados de março.

Uma prorrogação do decreto prejudicaria seriamente a indústria turística espanhola, que representa cerca de 12% do produto interno bruto (PIB).

Cerca de 80 milhões de turistas visitam o país todos os anos, desfrutando de uma variedade de atrações que vai das férias em resorts litorâneos à exploração de cidades históricas como Toledo e Granada.

Uma quarentena mantida durante o verão terá consequências graves no turismo espanhol. As ações das empresas ligadas ao setor despencaram na manhã desta terça-feira.

Veja também:

Filhos da quarentena: a maternidade durante a pandemia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade