PUBLICIDADE

Coronavírus

Crivella diz que decidirá sobre flexibilização neste domingo

Decreto do governo do Estado permite a reabertura de bares, restaurantes e shoppings centers, além da volta dos jogos de futebol

6 jun 2020 - 18h02
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

RIO - Horas após o governo do Estado do Rio publicar decreto que autorizou a reabertura de shoppings centers, bares e restaurantes, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), afirmou na tarde deste sábado, 6, que só no domingo, 7, vai decidir sobre a reabertura ou não desses comércios. Por enquanto, segundo ele, esses estabelecimentos devem ficar fechados.

Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) 
Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB)
Foto: Renan Olaz/CMRJ/Divulgação / Estadão Conteúdo

"Neste domingo vou me reunir com o conselho científico", afirmou Crivella, referindo-se ao órgão criado pela prefeitura para aconselhar a administração em questões relativas ao combate à covid-19. Questionado qual seria a conduta da prefeitura diante de algum comerciante que abrir algum dos estabelecimentos mencionados pelo decreto estadual, Crivella afirmou que a prefeitura vai notificar o comerciante para que ele feche novamente seu comércio. "O governo estadual já esclareceu que o decreto é uma recomendação, não uma determinação. Mas nós entendemos que o decreto estadual gerou uma dúvida, então pedimos que os comerciantes aguardem nossa reunião deste domingo".

Crivella afirmou que concorda com alguns itens do decreto, como a liberação dos cultos religiosos. "Esse tipo de atividade é de baixo risco, porque o fiel sempre vai respeitar o que o padre ou pastor pedir. Então, todos vão ficar a uma distância segura dos demais, todos vão usar máscara, vão atender o que o pastor pedir".

A reunião do conselho científico do município será no domingo à tarde, e Crivella já anunciou que concederá nova coletiva às 16h.

Nesta sexta-feira, 5, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), divulgou decreto que flexibiliza as regras de isolamento, permitindo a partir deste sábado a reabertura de bares, restaurantes e shoppings centers, além da volta dos jogos de futebol profissional.

O decreto com as novas regras foi publicado em edição extra do Diário Oficial e divulgado às 23h24 desta sexta-feira. Ele autoriza o funcionamento de setores do comércio e da indústria, em horários específicos, e prorroga até o dia 21 de junho a proibição de aulas presenciais nas redes de ensino.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade