PUBLICIDADE

Ação beneficia bar-restaurante e quem precisa de alimentos

Muito querida no bairro do Jardim Botânico, no Rio, dona Luzinete passou a ganhar uma quentinha diariamente

29 abr 2020 17h47
ver comentários
Publicidade

Com a crise sanitária, moradores do Jardim Botânico, zona sul do Rio, resolveram deflagrar uma ação de solidariedade em conjunto com um bar-restaurante, o Jóia, e capitaneados pela jornalista Christina Martins, editora do ‘JB em Folhas’ – Jornal do Jardim Botânico. A preocupação deles era inicialmente alimentar a moradora em situação de rua Luzinete, uma senhora gentil, querida por todos, de cerca de 55 anos, que vive há muito tempo pelas ruas do bairro e que estaria sem ter a quem recorrer por conta do isolamento social.

Como o Joia encontra-se com a sua frequência reduzida e uma comunidade de moradores do Horto, bairro próximo ao Jardim Botânico, estava passando por um momento difícil, sem ter o que comer, a ação acabou se abrangendo.

Dona Luzinete passou a ser acolhida após mutirão no Jardim Botânico, no Rio
Dona Luzinete passou a ser acolhida após mutirão no Jardim Botânico, no Rio
Foto: Divulgação

Foi criado então um mutirão para doação de quentinhas no Horto, entregues por um motoboy do Bar Jóia, o que, em contrapartida, garante o almoço diário de Luzinete.  A arrecadação do dinheiro para bancar os custos do projeto é feita com depósitos na conta bancária do bar, controlados por Christina.  A campanha começou dia 9 de abril e até agora já foram doadas mais de 300 quentinhas.

“Diante do isolamento social e de seus desdobramentos, as pessoas começaram a se preocupar com a Luzinete, perguntando por ela nos grupos de redes sociais do bairro. Acho que dessa forma nos organizamos para ajudar três núcleos: a moradora de rua, o comércio da região e a comunidade do Horto. Eu repito que está difícil para todo mundo, mas reunindo as forças, a gente consegue ajudar mais gente.”

No Horto, há uma comissão de moradores e eles é que organizam a distribuição das quentinhas para que todos sejam beneficiados.

Dona Luzinete, que vivia com mais dificuldade ainda ultimamente, agradeceu à manifestação. De acordo com moradores do Jardim Botânico, ela tem família no Rio, sofre de transtornos psiquiátricos e prefere a rua.

Quem quiser participar do projeto pode fazer depósito para a agência 2270 da Caixa Econômica Federal, conta 1406-0, em nome da Pizzaria Jóia Carioca Ltda. CNPJ 31.635.654/0001-15. O valor de cada quentinha é de R$ 15. Enviar comprovante do depósito para o email jbemfolhas03@gmail.com.

Fonte: Sílvio Barsetti
Publicidade
Publicidade