PUBLICIDADE

Conta por tratamento de dengue gera revolta na Índia

21 nov 2017 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários

Família recebe fatura de 25 mil dólares por 15 dias de internação da filha de 7 anos e acusa médicos de manterem tratamento mesmo após morte cerebral. Governo abre investigação.O Ministério da Saúde da Índia determinou a abertura de um inquérito para investigar a morte de uma criança infectada pelo vírus da dengue e as alegações de que o hospital privado que a atendeu teria superfaturado os custos do tratamento. O caso ganhou enorme repercussão nas redes sociais e gerou revolta.

Jayant Singh, o pai da vítima, alega que os médicos mantiveram o tratamento de sua filha numa unidade de terapia intensiva (UTI) apesar de estarem cientes de que as condições dela haviam deteriorado ao ponto de não haver mais cura.

Leia também: Mosquitos com bactéria para combater a dengue

O pai da menina Ayda, de 7 anos, disse que o hospital particular Instituto de Pesquisas Fortis Memorial, em Gurgaon, um subúrbio de Nova Déli, cobrou o exorbitante valor de 1,6 milhão de rúpias indianas (cerca de 25 mil dólares) pelos 15 dias de tratamento de sua filha.

"Os médicos mantiveram a criança na UTI por muitos dias, mas seu cérebro já havia sofrido danos graduais que eles não examinaram de propósito. Eles continuaram o tratamento mesmo cientes de que havia morte cerebral", disse Singh. O hospital nega as acusações e afirma que todos os protocolos médicos e clínicos foram seguidos no tratamento de Ayda.

Ela foi internada com febre alta no dia 27 de agosto num hospital em Dwarka, onde foi confirmada a infecção por dengue. Após suas condições piorarem, Ayda foi transferida para o Fortis Memorial em Gurgaon no dia 31 do mesmo mês.

Segundo a família, ela foi mantida viva com a ajuda de equipamentos durante dez dias, período pelo qual o hospital teria superfaturado a conta do tratamento. "Eles cobraram por 1.600 pares de luvas, 660 seringas, antibióticos de alto custo e tiras para verificar nível de açúcar que nem sei se de fato foram utilizadas", disse o pai da menina.

O tema ganhou forte repercussão após um amigo da família expressar, através do Twitter, sua revolta com o caso. Sua postagem foi compartilhada mais de 10 mil vezes. Os detalhes da conta, que seria de 20 páginas, circularam nas redes sociais. O ministro indiano da Saúde, Jagat Prakash Nadda, disse que vai adotar todas as medidas necessárias para investigar o ocorrido.

A dengue ocorre em regiões de clima tropical e subtropical, como o sudeste asiático e a América do Sul. Os sintomas incluem febre alta, dores nas juntas e vômito. Em casos extremos, pode levar à morte.

RC/ots

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade