Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Começa nesta segunda a troca das juntas de dilatação da rampa do corredor humanitário em Porto Alegre

A intervenção ocorre junto às obras de requalificação do trecho, conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi)

2 ago 2025 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

A partir das 10h desta segunda-feira (4), equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciam a troca das juntas de dilatação da rampa de acesso ao corredor humanitário pela avenida Castelo Branco, em Porto Alegre. A intervenção ocorre junto às obras de requalificação do trecho, conduzidas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

Foto: Alex Rocha/PMPA / Porto Alegre 24 horas

Serão substituídas quatro juntas de dilatação — peças fundamentais para a estabilidade do viaduto, que absorvem as variações de temperatura e os movimentos estruturais. A previsão é que os trabalhos durem até 60 dias.

"Aproveitamos as obras do corredor para fazer a troca agora e evitar novos transtornos futuramente. É uma medida de segurança para quem circula pela região", afirma o secretário Vitorino Baseggio.

Obras no corredor humanitário

A requalificação do corredor ocorre no trecho de 400 metros entre a avenida Castelo Branco e a elevada da Conceição. Estão sendo realizados o retaludamento com instalação de colchões Reno (gaiolas metálicas para contenção), a aplicação de manta asfáltica impermeabilizante, além da correção de desníveis no pavimento. Depois, haverá colocação de grama, barreiras de concreto tipo New-Jersey e nova pavimentação. Os serviços, a cargo da empresa Sultepa, somam R$ 1,4 milhão.

Também há intervenções sob o corredor, no cruzamento da avenida Júlio de Castilhos com a rua da Conceição, com ajustes no canteiro central e nos meios-fios, antes da nova camada asfáltica.

Trânsito e desvios

A EPTC orienta motoristas a evitarem a avenida Castelo Branco devido ao estreitamento na rampa de acesso ao corredor humanitário. Como alternativas:

  • Quem chega pela ponte do Guaíba deve seguir pela avenida Sertório e acessar a Farrapos.

  • Pela BR-448, a recomendação é usar a Freeway (BR-290) sentido litoral e entrar pela avenida dos Estados, rumo ao Aeroporto Salgado Filho ou à Terceira Perimetral.

  • Quem vem do litoral pela Freeway pode entrar pela avenida dos Estados ou pela Assis Brasil, rumo à Zona Norte.

Agentes da EPTC e o videomonitoramento vão acompanhar o fluxo e ajustar a sinalização conforme necessário para reduzir os impactos no trânsito da capital.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade