PUBLICIDADE

Climatempo

Vento zonda na Argentina

Ventos sopram com forte intensidade também no Sul do BR

15 jul 2017 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários

Uma frente fria associada a uma forte massa de ar polar avança pela América do Sul. A transposição da massa de ar que acompanha esse sistema provocou o temido vento zonda no oeste da Argentina. Quando o ar polar mais úmido atravessa os Andes, ele passa por um rápido aquecimento e queda de umidade ao descer pelo lado argentino da cordilheira (efeito conhecido como compressão adiabática).

No aeroporto da cidade de Mendoza, localizada na borda da Cordilheira dos Andes, às 05h da manhã de sábado (horário de Brasília), 15 de julho, o vento soprava de sudeste com fraca intensidade, a temperatura era de 6°C e a umidade do ar era de aproximadamente 70% Já ás 07h da manhã o vento soprava de noroeste, com rajadas de até 66 km/h. A temperatura passou para 18 graus e a umidade do ar caiu para apenas 4%. Às 08h o vento voltou a soprar de sudeste e a temperatura caiu para 10 graus e a umidade passou a 50%.

Foto: Climatempo

Confira no gráfico a seguir a evolução da temperatura e da umidade do ar entre as 05h e as 10h da manhã do dia 15 de julho de 2017 no aeroporto de Mendoza.

Foto: Climatempo

Fonte: METAR

Vento forte no Sul do Brasil

A aproximação da frente fria também provoca ventos fortes soprando de componente norte no Rio Grande do Sul. No aeroporto de Santa Maria foram registradas rajadas de 68 km/h às 10h da manhã. Em São José dos Ausentes as rajadas chegaram a aproximadamente 76 km/h (INMET) no mesmo horário. Na Região Metropolitana de Porto Alegre o vento começou a se intensificar a partir do meio da manhã, com rajadas de até 39 km/h no aeroporto de Canoas às 10h.

No Morro da Igreja, na serra catarinense, as rajadas de vento já ultrapassam os 100 km/h. Às 09h da manhã foram registradas rajadas de até 117 km/h (INMET). Em Xanxerê as rajadas chegaram a 57 km/h (INMET) às 10h da manhã.

No Paraná as rajadas de vento mais intensas até as 10h da manhã haviam sido registradas na cidade de Ventania, com registro de 49 km/h durante a madrugada (INMET). Às 10h o vento havia chegado a 43 km/h no aeroporto de Foz de Iguaçu.

O vento continua a soprar com moderada a forte intensidade nos estados do Sul do Brasil no decorrer deste sábado e também ao longo do domingo. Grande parte da Região deve registrar rajadas de vento entre 60 e 80 km/h e regiões de Serra e Litoral podem registrar ventos de 100 km/h ou um pouco acima.

Quer saber mais sobre ventos especiais? Clique aqui!

Veja o frio que vem por aí! - Forte onda de frio invade BR a partir de 17 de julho

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade