0

VCAN e ZCIT atuam no Nordeste

Veja onde há risco de chuvas fortes

11 fev 2020
18h17
  • separator
  • 0
  • comentários

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil com exceção do interior da Bahia onde o ar está mais seco. A maior parte da chuva que cai sobre o Nordeste está relacionada ao tempo quente e úmido e a ZCIT - Zona de Convergência Intertropical..

Porém, um novo vórtice ciclônico de altos níveis chamado de VCAN entre o  leste de Pernambuco e da Paraíba vai favorecer a formação de muitas áreas de instabilidade, principalmente sobre as áreas litorâneas deste dois estados.  

Nesta quarta-feira (12), a situação é de atenção para chuvas moderadas a fortes com raios e rajadas de vento entre João Pessoa (PB) e Recife (PE). No Maranhão, em quase todo o Piauí, inclusive em Teresina, o alerta é para temporais. 

Entre o litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, e entre Aracaju e Maceió, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e ocorrem pancadas chuva rápidas e passageiras. Nas demais áreas,  sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios e trovoadas a partir da tarde.  Na maior parte da Bahia, o sol predomina e não chove. 

Foto: Climatempo
Foto: Ewerton Diego - Camaragibe - Paraíba

Na quinta-feira, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN vão favorecer o crescimento de nuvens carregadas na faixa litorânea entre Recife e São Luis. O tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia por vezes com moderada intensidade. 

O tempo continua seco em parte da Bahia e não há expectativa de chuva no interior e oeste do estado e no sul do Piauí. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade