PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais no Sul nesta sexta

Final de semana ainda será com muita chuva na maior parte da Região

3 out 2019 - 21h35
Compartilhar
Exibir comentários

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai passar sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, 4 de outubro, em direção ao litoral a Região e formar intensas áreas de instabilidade. Há risco de temporais.  No sábado, 5,  a passagem de uma nova frente fria reforça a chuva sobre a Região Sul. No domingo, a chuva começa a diminuir no Rio Grande do Sul.

Alerta de temporais nesta sexta

Nesta sexta-feira, a previsão para a região da Campanha, no sul gaúcho, é de garoa. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul e no sudoeste do Paraná, incluindo Porto Alegre e Florianópolis, o dia vai ser com muitas nuvens, poucas aberturas de sol, chuva forte e volumosa a qualquer hora, mas com menos volume do que os últimos dias. Há risco também de raios e fortes rajadas de vento. 

O litoral do Paraná também tem chuva a qualquer hora, mas com fraca a moderada intensidade.

As demais áreas da Região, incluindo Curitiba, vão ter sol pela manhã e pancadas de chuva entre a tarde e à noite, com moderada a forte intensidade. No leste do Paraná e de Santa Catarina a chuva será mais intensa no final da noite desta sexta e na madrugada. 

Ventania e ressaca

Toda a Região Sul está sujeita a ventos fortes nesta sexta-feira. As rajadas de vento podem alcançar de  60km/h a 80km/h, na maior parte da Região. Todo o litoral do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estão com um alerta da Marinha Brasileira para ressaca.  

Foto: Climatempo

Foto de Josué Correia, São José (SC)

Sábado com chuva frequente

Neste sábado, 5 de outubro, a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vai formar uma nova frente fria. Isto vai intensificar os ventos e a entrada de umidade sobre o Sul do Brasil. 

Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina, a região de Foz do Iguaçu e o sul do Paraná têm um dia nublado, com chuva frequente e volumosa. Na região de Florianópolis e no oeste do Paraná vai chover a qualquer hora do dia, mas o sol ainda pode aparecer entre muitas nuvens.

Nas demais áreas do Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a chuva chega a partir da tarde. Já no sul do Rio Grande do Sul, o sábado será com garoa. 

A instabilidade diminui no domingo

Durante o domingo, dia 6 de outubro, as áreas de instabilidade enfraquecem bastante sobre o Rio Grande do Sul. Assim, o centro-oeste e o sul deste estado terão um dia de sol entre muitas nuvens.

Mas a previsão para as demais áreas da Região Sul ainda é de muita nebulosidade, com chuva a qualquer hora e alguns períodos de sol. No leste da Região a chuva será volumosa e persistente, com até moderada intensidade.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade