PUBLICIDADE

Climatempo

Tempestade Tropical Dorian avança sobre o Caribe

Há risco de inundações, deslizamento de terra e interrupções no fornecimento de energia elétrica na República Dominicana e em Porto Rico

27 ago 2019 - 17h56
(atualizado às 18h02)
Compartilhar
Exibir comentários

  No Oceano Atlântico Norte, uma depressão tropical atingiu a categoria de tempestade tropical (ventos sustentados de até 118 km/h) no último sábado (24/08). Nomeada Dorian pelo National Hurricane Center dos Estados Unidos, atualmente a tempestade se encontra a leste das ilhas de Martinica e Dominica, com ventos sustentados de 65 km/h e rajadas de até 85 km/h. No entanto, a nebulosidade associada a esse sistema de baixa pressão tropical se estende por várias ilhas do Caribe, desde São Cristóvão e Neves até Granada.

A previsão é que o Dorian se desloque para noroeste, com seu centro de baixa pressão passando sobre a região do Oceano entre Porto Rico e República Dominicana entre a noite desta quarta-feira (28/08) e a manhã de quinta-feira (29/08). Neste dia, a expectativa é de que o sistema enfraqueça um pouco,  podendo até cair para a categoria de depressão tropical. No entanto, há risco de inundações, deslizamento de terra e interrupções no fornecimento de energia elétrica dessas ilhas.

A partir de sexta-feira (30/08), ao avançar sobre a região das Bahamas, a tendência é que Dorian se fortaleça por conta das águas quentes do Oceano. Nas ilhas no norte das Bahamas, também há risco de inundações e interrupções no fornecimento de energia, mas de forma localizada.

A expectativa é que o sistema continue se deslocando para noroeste, atingindo o estado da Flórida, nos Estados Unidos, na madrugada de domingo (01/09), com ventos sustentados de 100 km/h e rajadas de até 130 km/h. No entanto, as atuais previsões indicam é baixa a probabilidade de Dorian se tornar um Furacão de categoria I (ventos sustentados acima de 119 km/h), embora isso não seja inteiramente descartado.  

Foto: Climatempo
Legenda: Imagem do canal visível do satélite GOES-16. A imagem mostra a tempestade tropical Dorian à sudoeste de Porto Rico e República Dominicana.
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade