PUBLICIDADE

Climatempo

Surpreendente chuva de maio de 2017 no Brasil

Quase 700 mm em Maceió, o maior acumulado no país

3 jun 2017 - 14h38
Compartilhar
Exibir comentários

Choveu mais de 500 mm no oeste do Rio Grande do Sul, no leste de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco. O total de chuva que caiu sobre Maceió foi o maior do país.

A chuva de maio de 2017 foi surpreendente em vários aspectos. Choveu em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste onde a chuva já é escassa e rara em maio. O volume de chuva acumulado no mês foi muito acima do normal mesmo no leste do Nordeste, onde maio normalmente é época de muita chuva. A quantidade de chuva também foi excepcional e muito acima da média em muitas áreas do Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Maceió (AL)

Em nenhum lugar do país choveu tanto em maio como em Maceió. A chuva de maio deixou a capital de Alagoas em situação de calamidade pública. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 698,3 mm, na medição convencional, o que fez de maio de 2017 o quinto mês mais chuvoso já observado em Maceió no período de 1961 a 2017. Considerando apenas os meses de maio, a capital alagoana teve o terceiro maior acumulado em um mês de maio neste mesmo período.

A tabela mostra os 10 maiores acumulados de chuva mensais em Maceió no período de 1961 a 2017. Os dados são do INMET.

Foto: Climatempo

Sergipe, Pernambuco e Paraíba

A chuva da segunda quinzena de maio caiu muito volumosa e por vários dias consecutivos no leste do Nordeste, atingindo os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. As capitais  e outros locais no leste destes estados sofreram grandes danos e enchentes. Em  choveu 606,8 mm, em , 585, mm, em  choveu 533,0 mm e em , 411,7 mm. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 579,8 mm em  e 422,0 mm em , na medição convencional.

Confira os surpreendentes volumes de chuva registrados no Brasil em maio de 2017

Foto: Climatempo

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul foi o estado no Brasil que teve as maiores anomalias de chuva. Em alguns locais do oeste gaúcho choveu mais de 300 mm acima da média normal.

O mapa mostra a comparação de quanto choveu no Sul do Brasil em relação à média normal para maio.

Foto: Climatempo

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva de maio de 2017 no Sul do Brasil.

Foto: Climatempo

Balanço da chuva nas capitais

Maio de 2017 terminou com chuva próxima ou acima a média normal na maioria das capitais brasileiras. As pancadas de chuva foram mais frequentes do que o normal para maio na região de  e de , aonde normalmente já chove pouco nesta época.

Em Maceió, maio de 2017 foi o quinto mês mais chuvoso e o terceiro maio com maior volume de chuva desde 1961.

Em , maio de 2017 foi o quinto maio mais chuvoso em 56 anos, no período de 1961 a 2017, e o maio mais chuvoso desde 2005.

A chuva de maio de 2017 superou o dobro da média normal para o mês nas capitais , , São Paulo e em .

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade