PUBLICIDADE

Climatempo

SP, MG e ES ainda podem ter chuva nesta terça

Ar úmido ainda predomina sobre a Região Sudeste, mas semana deve terminar seca.

5 ago 2019 - 23h58
Compartilhar
Exibir comentários

Agosto é normalmente época de ar seco e muito sol na Região Sudeste, mas este ano o mês começou diferente. A passagem de uma forte frente fria provocou chuva em várias regiões dos quatro estados e áreas de instabilidade ainda persistem em alguns locais. 

Ventos ciclônicos

A circulação ciclônica de ventos na média e alta atmosfera (acima de 5 mil metros de altitude) mantém a formação de nuvens carregadas entre  São Paulo, o Triângulo Mineiro, Goiás e o Mato Grosso do Sul.  

Estas áreas de instabilidade provocavam chuva moderada a forte e com raios na noite da segunda-feira,5, em alguns locais do noroeste/oeste de São Paulo e continuam ativas nesta terça-feira. Alguns locais do Triângulo Mineiro também podem ter pancadas de chuva. 

As demais áreas de São Paulo e a maioria das regiões de Minas Gerais, incluindo as capitais Belo Horizonte e São Paulo, passam a terça-feira com muitas nuvens, mas o sol aparece um pouco e não há expectativa de chuva. Grande parte da nebulosidade sobre Minas é formada de nuvens altas e médias.

As áreas de instabilidade devem perder força  a partir da quarta-feira permitindo que os períodos com sol aumentem em São Paulo e em Minas Gerais. A semana deve terminar com muito sol e calor à tarde para mineiros e paulistas. 

Foto: Climatempo

Foto de Sirlene Lopes Pereira, Duartina (SP)

Instabilidade diminui no RJ e continua no ES

Áreas de instabilidade enfraquecem sobre o Rio de Janeiro e não há mais expectativa de chuva no estado durante esta terça-feira. A quantidade de nuvens ainda é grande, mas o sol aparece um pouco e a temperatura continua em elevação. Por enquanto, os termômetros não superam os 30°C. 

A cidade do Rio e todo o estado do Rio deve ter mais sol e calor principalmente de quinta-feira em diante.

Já no estado do Espírito Santo, as áreas de instabilidade persistem nesta terça-feira. Todo o estado tem um dia muita nebulosidade e condições para chuva. A chuva deve ser mais persistente e moderada no norte capixaba, mas o risco de raios é baixo. A temperatura fica amena em todo o estado.

Ventos marítimos ainda sopram moderados a fortes sobre o Espírito Santo nesta terça-feira, com rajadas de 40 km/h até 60 km/h. 

As áreas de instabilidade enfraquecem na quarta-feira, mais ainda deve chover um pouco em quase todo o estado. A chuva vai parando até sexta-feira.

Segunda tarde mais fria do ano em Vitória

Por causa do excesso de nebulosidade e do vento frio constante nesta segunda-feira, a temperatura caiu mais em todo o Espírito Santo. Em Vitória, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde de 5 de agosto foi a segunda mais fria de 2019 até agora. A temperatura máxima foi de 22,9°C. O recorde de menor máxima do ano é de 22,2°C registrado nas tardes de 7 de junho e 18 de julho.

A tendência é de ligeira elevação da temperatura para esta terça-feira, mas só deve esquentar mesmo a partir da tarde da quinta-feira, 8,quando sol voltar a aparecer com mais força e o vento quente voltar a predominar.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade