0

Sol e menos chuva para o Rio de Janeiro

Chuva acumulada em 8 dias atinge a marca dos 200 mm e supera a média para janeiro em vários locais da cidade do Rio.

8 jan 2018
18h04
atualizado às 20h53
  • separator
  • comentários

Cidade do Rio: chuva de 8 dias supera a média de janeiro  

A cidade do Rio de Janeiro começou a semana em estado de atenção para deslizamento de encostas por causa o grande volume de chuva acumulado desde o início de janeiro. Em apenas 8 dias, pela medição do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro, vários locais na zona oeste carioca receberam um pouco mais de 200 mm de chuva.

No posto de medição Barra/Riocentro, o total de chuva do dia 1 até 15h50 dia 8 de janeiro de 2018 estava em 213,6 mm. No mesmo período o posto Sepetiba acumulou 211,8 mm, Santa Cruz 205,6 mm e Barra/Barrinha, 201,0 mm.

Para comparação, a média histórica de chuva para janeiro é de aproximadamente 202 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Em muitos outros locais da cidade do Rio já choveu mais de 100 mm em 8 dias. No Alto da Boa Vista, segundo o INMET, choveu 104,2 mm entre 10 horas do dia 7 e 10 horas do dia 8 de janeiro. Foram vários temporais desde o início do ano. 

Foto: Climatempo

Chuva acima de 100 mm no Rio de Janeiro nos 8 primeiros dias de janeiro de 2018 (Alerta Rio)

Esta outra tabela mostra os locais de medição do Alerta Rio/Prefeitura do Rio de Janeiro que acumularam mais de 100 mm em 8 dias e a comparação com a média para janeiro, de cada estação. Vários locais na zona oeste do Rio de Janeiro já superaram a média de chuva para janeiro.

 

Foto: Climatempo

Acumulados de chuva acima de 100 mm em 8 dias x média de janeiro (Alerta Rio)

Chuva diminui nesta terça-feira

As áreas de instabilidade que ficaram concentradas sobre o centro-sul do Rio de Janeiro nos últimos quatro dias começaram a dar sinais de enfraquecimento. Durante esta terça-feira, 9 de janeiro, a nebulosidade e a chuva diminuem centro-sul fluminense e o sol reaparece, ainda entre muitas nuvens pela manhã.

A chuva muda de forma, mas o tempo não fica completamente seco. Com a volta do sol, a temperatura sobe e por causa do calor, as pancadas com raios vão continuar ocorrendo em parte da tarde ou à noite. Pode chover com moderada intensidade, até o fim da semana em vários locais do Grande Rio e do centro-sul do fluminense de forma geral, mas a chuva já não deve ser generalizada e nem tão volumosa como na primeira semana de janeiro de 2018. Esta redução da chuva vale também para a região serrana e para a região de Angra dos Reis, onde um deslizamento de terra atingiu uma residência, mas ninguém ficou ferido, de acordo com a Defesa Civil.

Mesmo com a redução da chuva, esta é uma semana de atenção para o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, pois o grande volume de chuva que caiu nos últimos dias deixou o solo encharcado. Novos desmoronamentos podem ocorrer mesmo sem chover muito.

Foto: Climatempo

Chuva causou deslizamento de terra em Angra dos Reis em 7/1/18

Até o fim da semana podem ocorrer pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro, mas em pequenas áreas. Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre a Região Sudeste do Brasil, o que vai reduzir as áreas de instabilidade e as condições para chuva em todos os estados.

Temperatura

Nos próximos dias, todo o estado do Rio de Janeiro terá várias horas com sol forte, o que vai fazer a temperatura se manter alta, mas dentro dos padrões normais para janeiro. Não há expectativa de valores extremos. Assim,  vai dar para aproveitar as praias do litoral do Rio de Janeiro esta semana com sol e calor.Veja como vai variar a temperatura na cidade do Rio até o fim da semana

Foto: Climatempo

Foto de Eduardo Afonso, Rio de Janeiro (RJ)

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade