PUBLICIDADE

Climatempo

Semana será de chuva muito volumosa no Nordeste

Acumulados de chuva devem ser superiores a 100mm inclusive em áreas do sertão

14 fev 2021 - 16h58
Compartilhar
Exibir comentários

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão estimular a formação de muitas áreas de instabilidade no Nordeste nos próximos dias. A expectativa é de bastante chuva na Região, inclusive em áreas do sertão e agreste.

Na segunda e na terça-feira, dias 15 e 16, a previsão é de bastante chuva principalmente nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Em áreas da faixa leste nordestina, as pancadas continuarão ocorrendo de forma rápida e não apresentam risco para temporais.

A partir de quarta-feira (17), a ZCIT se afasta novamente da costa norte do Brasil, mas uma grande mudança na circulação dos ventos vai estimular a formação de muitas nuvens carregadas na Região. A expectativa é de chuva volumosa em praticamente todas as áreas da Bahia, Maranhão, Ceará, Piauí e até em áreas do sertão da Paraíba e de Pernambuco. O tempo deve ficar firme em pouquíssimas localidades, especialmente entre as capitais Recife, Natal e João Pessoa.

Chuva muito volumosa

Os volumes de chuva dos próximos dias serão muito expressivos na Região Nordeste. Apenas entre os dias 14 e 18 de fevereiro, a projeção dos modelos meteorológicos é de mais de 200mm acumulados em áreas do Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia. Confira na imagem abaixo.

Foto: Climatempo

Projeção de chuva para o Brasil nos próximos dias - modelo GFS

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade