PUBLICIDADE

Climatempo

Sábado de calor e pancadas de chuva em várias áreas do BR

Há risco de temporais em parte do Sul e Norte do país

28 nov 2020 - 10h04
(atualizado às 10h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado (28), uma frente fria se afasta do Sul do Brasil, na altura do litoral de Santa Catarina e do Paraná. Mesmo assim, novas áreas de instabilidade crescem sobre a Região Sul espalhando nuvens carregadas. Ventos quentes vindos do Norte do Brasil vão ajudar aumentar a umidade e o calor sobre o Sul do país.

O ar úmido e quente predomina sobre o centro norte do Brasil e muitas nuvens carregadas continuam crescendo sobre a Região Norte, em parte de Mato Grosso e também do Maranhão e do Piauí.

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Centro-Oeste, Sudeste e sobre o Nordeste do Brasil dificultando a formação de nuvens carregadas em muitas áreas dessas Regiões.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para sábado - 28/11/2020

Neste sábado, 28 de novembro, o tempo fica muito instável no Rio Grande do Sul. Várias pancadas de chuva com raios ocorrem ao longo do dia na maior parte do estado. Chove muito na região de Uruguaiana. A região de Porto Alegre, Santa Catarina e Paraná têm períodos com sol, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde à noite.

O último sábado de novembro será com muito sol e calorão nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país. O ar seco que ganhar força sobre essas regiões diminui bastante as condições para chuva. Há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde no norte de Mato Grosso e oeste de Goiás. Também tem previsão de chuva a partir da tarde para as áreas de divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná.

Na Região Sudeste, pancadas de chuva são previstas a partir da tarde no extremo oeste e sul de São Paulo, áreas que fazem divisa com Paraná. 

Períodos com sol e chuva rápida no Espírito Santo. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde do Norte Fluminense, na região serrana do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira, no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Rio doce.

Em quase toda a Região Nordeste esse sábado é com bastante sol, calorão e sem condições para chuva. Há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, mas sempre com a presença do Sol, no sul e no litoral da Bahia e em toda a faixa litorânea desde Sergipe até o Rio Grande do Norte. Também há previsão de pancadas de chuva para oeste e sul do Ceará, em Teresina e no centro-norte do Piauí, no centro-norte e oeste do Maranhão, incluindo São Luís. 

Na Região Norte do Brasil, o sábado será com sol e sem condições para chuva apenas no Tocantins. Todos os outros estados terão pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. No Amapá, em Roraima, no centro-oeste do Amazonas e no oeste do Acre chove várias vezes ao longo do dia. 

Alertas meteorológicos para hoje

Sábado com alerta para temporais no centro-oeste e sul do Amazonas, no norte de Rondônia, incluindo Porto velho, e no centro-oeste do Acre. 

Nas outras áreas do Acre, de Rondônia e do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no Pará e também no oeste e litoral do Maranhão, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, v com raios e rajadas de vento que podem ser fortes.

Situação de perigo com chuva volumosa e potencial destrutivo no sudoeste do Rio Grande do Sul, onde está a região de Uruguaiana.

Alerta para temporais neste sábado no sul centro-oeste e norte do Rio Grande do Sul no oeste e nas áreas de Planalto de Santa Catarina e no sul do Paraná.

Situação de atenção para chuva moderada , raios e rajadas de vento fortes no centro oeste e leste do Paraná na região serrana de Santa Catarina e no leste do Rio Grande do Sul.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade