PUBLICIDADE

Climatempo

Quando o bloqueio da ASAS vai enfraquecer?

18 abr 2016 - 12h29
Compartilhar
Exibir comentários

Desde o início de abril, a ASAS – sistema de alta pressão subtropical do Atlântico Sul – ganhou muita força sobre o Brasil reduzindo o nível de umidade no ar em muitas sobre o Sudeste, o Centro-Oeste, para do Sul, do Nordeste e até do Norte do Brasil. A consequência natural da redução de umidade foi a diminuição da nebulosidade e da chuva que vem sendo observada desde o início do mês. Com a falta de nuvens, de chuva e de ar polar, o calor tem ficado acima do normal.

A intensificação da ASAS em abril é um dos efeitos do fenômeno El Niño que embora tenha enfraquecido, ainda é avaliado como como moderado. As massas de ar frio polar estão sendo bloqueadas no sul da Argentina. Sem a influência do ar polar, a ASAS naturalmente ganha força sobre o Brasil.

Atualmente a ASAS está muito forte e para enfraquecer este sistema (e o bloqueio atmosférico) é preciso que uma frente fria especial, com forte massa de ar polar, consiga avançar sobre a Argentina e influenciar o Brasil. O enfraquecimento da ASAS vai aumentar a chance de chover.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a força atual da ASAS e mostra quando o sistema vai enfraquecer.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade