PUBLICIDADE

Produtores de grãos estão animados com a chuva no MATOPIBA

A chuva é boa e irá contribuir com a recuperação hídrica do solo

22 out 2021 12h00
ver comentários
Publicidade

A semana termina com volumes de chuva altos no centro-norte do Brasil. Após um longo período de estiagem e tempo seco, algumas áreas do Matopiba, região onde estão localizados os produtores de grãos e fibras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, finalmente voltaram a receber chuva e ao longo do fim de semana, essas precipitações irão se intensificar ainda mais, de acordo com as análises dos meteorologistas da Climatempo.

Veja abaixo o mapa de umidade disponível no solo nesta sexta-feira, 22 de outubro.

Foto: Climatempo

Para os produtores de grãos do Matopiba e arredores, a chuva é boa e irá contribuir com a recuperação hídrica do solo. Já para os produtores de frutas, região de Juazeiro (BA), a chuva forte chega fora de época e piora um pouco a qualidade das frutas irrigadas ao longo da região do rio São Francisco.

Em todo o Matopiba, os acumulados de chuva vão variar de 50 a 100 mm até o próximo domingo (24).  

Foto: Climatempo

Tendência do clima 

Embora exista a previsão de chuva durante o final de semana, a expectativa é do retorno do tempo seco e do calor já no início desta próxima semana. 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO!

O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Publicidade
Publicidade