PUBLICIDADE

Climatempo

Paleoclimatologia: o clima do passado valida o futuro

Uma ciência fascinante, muito importante para reconstruirmos a história de vida do planeta e também para ajudar a entender para onde estamos indo.

17 jan 2022 - 13h52
Compartilhar
Exibir comentários

A história do clima do nosso planeta está escondida em camadas de sedimentos no fundo de lagos, do oceano, nas estalactites penduradas nas cavernas, nas mais profundas camadas de gelo que se sedimentaram por milhões de anos, na vegetação e animais fossilizados ou no desenho dos anéis internos de um tronco de árvore.

A atmosfera, a água e o solo do nosso planeta são frutos de períodos de aquecimento e resfriamento, mas que ocorrem em longos ciclos, de milhares de anos. 

É a paleoclimatologia que vai em busca das evidências das transformações do clima da Terra, muito importante para reconstruirmos a nossa história, mas também para ajudar a entender para onde estamos indo.

Neste episódio do podcast O clima entre Nós, Josélia Pegorim conversa com o professor Pedro Leite da Silva Dias, do IAG/USP sobre o fascinante mundo da paleoclimatologia. Ele foi um dos fundadores do curso de meteorologia da USP e até recentemente era diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Atualmente seus maiores interesses de estudos são na área de variabilidade climática e paleoclimatologia.  

A primeira conversa sobre paleoclimatologia com o professor Pedro Dias foi sobre a história climática da Groenlândia, que no podcast "Da Floresta ao gelo: Groenlândia e a história do clima da Terra"

Você pode encontrar todos os episódios do podcast O Clima entre Nós no site da Climatempo, no nosso canal do Youtube e também nas principais plataformas de áudio. Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade